Em 1961, Ham fez história ao tornar-se o primeiro chimpanzé no Espaço

(dr) NASA

Ham

Em 1961, Ham fez história ao tornar-se o primeiro chimpanzé no Espaço. O voo espacial do animal durou apenas 16 minutos e meio, mas os dados que forneceu aos engenheiros da NASA revelaram-se inestimáveis.

Depois de a União Soviética ter enviado cães para o Espaço – e provado que os mamíferos podem sobreviver nessas condições -, os Estados Unidos quiseram dar o passo seguinte. Foi assim que, no dia 31 de janeiro de 1961, Ham foi ao Espaço.

A NASA queria mostrar que os humanos podiam realizar tarefas em gravidade zero, e nasceu o projeto astrochimp. Segundo o All That’s Interesting, o voo espacial de Ham durou apenas 16 minutos e meio, mas os dados que forneceu aos engenheiros da agência espacial revelaram-se inestimáveis.



Além disso, fez de Ham um dos chimpanzés mais famosos do mundo. Os cientistas da NASA submeteram 39 candidatos a um conjunto de testes, mas acabaram por escolher Ham pela sua acuidade mental.

“Ele era maravilhoso”, disse Edward Dittmer, responsável da NASA. “Teve um desempenho tão bom e foi um chimpanzé notavelmente fácil de manusear. Eu segurava-o e ele era como uma criança pequena.”

Usando um processo controverso chamado avoidance conditioning, a agência espacial treinou Ham para executar tarefas simples sob pressão para ver se era seguro ter um astronauta a controlar uma nave espacial.

O animal recebia um choque elétrico por baixo dos pés cada vez que não conseguia puxar uma alavanca, cinco segundos após ver uma luz azul intermitente.

No Espaço, o desempenho de Ham era apenas uma fração de segundo mais lento do que na Terra.

Problemas técnicos fizeram com que o animal aterrasse no Oceano Atlântico, a 96 quilómetros do navio de recuperação. Quando foi capturado, Ham sorria, mas a especialista Jane Goodall disse que era um sinal de medo.

De qualquer das formas, o voo de teste deste chimpanzé-astronauta deu à NASA os dados necessários para fazer de Alan Shepherd Jr. o primeiro homem norte-americano no Espaço, a 5 de maio de 1961.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ansu Fati, extremo do Barcelona, a festejar um golo frente ao Valência.

Ansu Fati é o novo herdeiro de Messi (e os números justificam-no)

Ansu Fati marcou este domingo, frente ao Valência, e tornou-se o jogador que mais golos marcou pelo Barcelona com menos de 19 anos — superando Lionel Messi. A saída de Lionel Messi foi um duro golpe …

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais: "Englobamento proposto repõe alguma justiça fiscal"

Governante excluiu a possibilidade do englobamento aplicado aos rendimentos prediais, mas admitiu que a medida anunciada pode vir a sofrer alterações ao longo das próximas semanas, com o avançar das negociações à esquerda. O secretário de …

Roger Fernandes é consolado pelos colegas do Sporting de Braga.

Aos 15 anos, Roger tornou-se o jogador mais jovem de sempre a marcar pelo Braga

Com apenas 15 anos de idade, Roger Fernandes tornou-se o jogador mais jovem de sempre a marcar pelo Sporting de Braga. O jovem foi aplaudido pelos adeptos rivais. O Sporting de Braga visitou, este domingo, o …

Caçador de tesouros encontra relíquias da Idade do Ferro. Podem ter sido enterradas por medo de um vulcão

Um caçador de tesouros descobriu um esconderijo em Vindelev, na Dinamarca, que guardava luxuosas jóias, medalhões e moedas romanas - o maior e mais rico tesouro de ouro da história dinamarquesa. Ole Ginnerup Schytz descobriu o …

Transportes grátis e planos de saúde para carenciados. A missão de Moedas começa hoje

O social-democrata Carlos Moedas toma posse como presidente da Câmara Municipal de Lisboa esta segunda-feira, após três semanas da vitória sem maioria absoluta nas autárquicas de setembro. O que esperar dos próximos quatro anos? No dia …

Quatro meses depois, acidente de Cabrita ainda está em segredo e sem explicações

O inquérito ao acidente que vitimou um trabalhador na A6, entre Estremoz e Évora, envolvendo um automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, continua em segredo de justiça. O advogado da família …

Acorda às 3 da manhã para pensar nos seus medos ou defeitos? A Ciência explica

Acordar de madrugada com preocupações e ter dificuldade em voltar a adormecer é mais comum do que imaginamos. A ansiedade pode ser uma das culpadas, mas não é a única responsável pelo facto de termos …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Ramalho Eanes e Cavaco pressionam Presidente. Marcelo não fará política quando deixar Belém

Nas últimas semanas, Ramalho Eanes e Cavaco Silva apontaram falhas à situação política do país. Sem se referirem diretamente a Marcelo Rebelo de Sousa, as declarações foram interpretadas como uma chamada de atenção ao Presidente …

Enfermeira com uma vacina na mão

Arranca esta segunda-feira a vacinação, em simultâneo, contra a gripe e a covid-19

A vacinação, em simultâneo, contra a gripe e a covid-19 arranca esta segunda-feira em Portugal continental e a Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê vacinar cerca de dois milhões de pessoas. A diretora-geral da Saúde Graça Freitas …

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves

José Maria Neves eleito Presidente da República de Cabo Verde

Este domingo, Cabo Verde foi às urnas e elegeu José Maria Neves para ocupar o cargo de Presidente da República, com 51,5% dos votos. O antigo primeiro-ministro ganhou na primeira volta e deixou para trás …