/

Elvira Fortunato tentou manter bolsa europeia depois de entrar para o Governo

1

Miguel A. Lopes / Lusa

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato

Bolsa tinha um valor global de 3,5 milhões de euros, mas transferências pararam nos 2,87 milhões.

Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tentou manter uma bolsa atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) depois de ter sido convidada para integrar o atual Governo de António Costa. Em causa está um financiamento na ordem dos 3,5 milhões de euros, atribuído diretamente à investigadora, não sendo possível transferi-la para o grupo de investigação. Apesar de a ministra o ter tentado, sem resultado.

“As bolsas do ERC não podem ser transferidas do investigador principal para outro investigador”, explicou o organismo ao jornal Público. Apesar de as regras permitirem que os investigadores a que a bolsa foi entregue mudem de centro de investigação e mantenham o financiamento para o projeto, o mesmo procedimento não se aplica na transferências para outros cientistas ou na manutenção da verba caso se integre um Governo.

O financiamento em causa foi atribuído em 2018 e deveria durar até ao final de 2023. No entanto, este acabou de forma gradual até ao final do ano passado. O projeto que estava a ser desenvolvido visava a criação de um laboratório no Centro de Investigação de Materiais do Laboratório Associado i3N na Universidade Nova de Lisboa.

Na sua edição semanal, o jornal Expresso as transferências pararam nos 2,87 milhões de euros. “O ERC foi contactado em março de 2022 e nas semanas seguintes foi negociada uma solução com a instituição para descontinuar o projeto até 31 de dezembro de 2022”, explicou a Agência Executiva do ERC. Ainda de acordo com o organismo, a descontinuação das bolsas “é um procedimento normal, quando o investigador principal não está em posição de dedicar tempo à execução do projeto”, havendo exemplos similares no passado.

Como investigadora, Elvira Fortunato dedicava-se à eletrónica transparente e à sustentabilidade dos materiais. A 23 de março de 2022 foi conhecida a informação de que iria integrar o Governo liderado por António Costa.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.