Elon Musk tem um plano para usar foguetes em viagens terrestres

Num futuro próximo, poderemos voar de foguete de uma cidade para a outra numa questão de minutos. Pelo menos é essa a promessa que Elon Musk fez durante a palestra no Congresso Internacional de Astronáutica, em Adelaide, na Austrália.

Uma viagem entre Londres e Nova Iorque demoraria apenas 29 minutos, em vez das 7h30 a 8h atuais, segundo um vídeo promocional do projeto. Voando a 27 mil quilómetros por hora, qualquer trajeto de um ponto a outro da Terra seria feito em menos de 1 hora.

Para isso, Elon Musk usaria o foguete BRF, o mesmo que está a ser desenvolvido na sua empresa, SpaceX. A companhia pretende começar a fazer viagens a Marte em 2024 – as aeronaves necessárias para isso vão começar a ser construídas no próximo ano.

A primeira vez que Musk divulgou os seus planos de ir ao Planeta Vermelho foi na edição do ano passado da mesma conferência. Doze meses depois, voltou com mais detalhes.

O BFR ainda é um foguete enorme, mas as suas dimensões estão a encolher a casa passo: agora, tem 106 metros de altura e 9 de largura. A principal diferença com a versão original está no custo, disse Musk: “Acredito que descobrimos uma forma de custeá-lo. Isso é muito importante”.

A forma de fazer isso, explicou o empresário, será através da concentração de todos os esforços da empresa em criar uma única solução de transporte para atender a todas as necessidades dos consumidores.

Isso significa que o BFR será usado tanto para lançar satélites e serviços para estações espaciais, numa substituição das atuais cápsulas Falcon 9 e Dragon, mas também para levar pessoas à Lua e a Marte, além de realizar o que Musk chamou de viagens “ponto a ponto” na Terra.

“A maioria das viagens hoje consideradas de longa distância poderiam ser completadas em menos de meia hora“, disse ele à plateia em Adelaide.

“Alguns consumidores são conservadores e querem ver o BFR voar algumas vezes antes de se sentirem confortáveis para viajar. Por isso, o nosso plano é construí-lo antecipadamente e ter veículos Falcon 9 e Dragon de reserva para que os consumidores possam ficar à vontade para usar foguetes e aeronaves antigas. Mas os nossos recursos estarão voltados para construir o BRF”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …