“Elon Musk” russo violado e torturado até à morte na prisão

O empreendedor Valery Pshenichny, conhecido como o Elon Musk russo, foi acusado de roubar 100 milhões de rublos – cerca de 1 milhão de euros.

A espinha partida, sinais de choques elétricos, asfixia, sinais de facadas e esperma: foram estes alguns dos inesperados vestígios encontrados no corpo do inventor russo pela equipa médica.

Valery Pshenichny, de 56 anos, foi detido em janeiro, depois de ser acusado de defraudar 100 milhões de rublos, cerca de 1 milhão de euros, num contrato com o ministério da Defesa russo para elaborar um modelo virtual em três dimensões de um submarino que deveria servir aos engenheiros encarregados dos trabalhos de reparação. Três semanas depois, o seu corpo foi encontrado enforcado na sua cela prisional, em São Petersburgo.

Inicialmente, as autoridades prisionais insistiram que o caso não passava de um suicídio, mas amigos do empreendedor afirmaram que algo mais se passava. Talvez tivesse sofrido um ataque cardíaco e lhe tivesse sido negado tratamento, sugeriram, ainda longe de adivinhar a verdade.

O que os amigos mais próximos de Pshenichny tinham a certeza era de que o “forte” e “determinado” homem de negócios não era um “candidato” a tirar a própria vida. A sua mulher também suspeitou da forma como uma corda apareceu dentro da prisão feita a partir de uma camisola que ela não reconhecia como pertencendo ao seu marido.

A partir daí, as autoridades concordaram que poderia haver indícios de crime e abriram uma investigação, começando por recolher amostras de ADN dos guardas prisionais.

De acordo com o The Independent, os problemas de Pshenichny começaram quando foi acusado de fraude. O empresário começou por acusar um antigo parceiro de negócios, Andrei Petrov, de roubar dinheiro da sua empresa, a NovIT PRO. Uma investigação e detenção seguiu-se em 2016.

Mas no decurso do julgamento que se seguiu, Petrov conseguiu virar o processo contra Pshenichny, acabando por ser o empresário quem foi declarado culpado de fraude e de inflação de custos do contrato com a Defesa.

O trabalho de Pshenichny em modelação 3D tinha aplicação potencial na reparação remota de submarinos. O disputado contrato multimilionário que assinou com o ministério da Defesa seria, expectavelmente, seguido por contratos na indústria do gás e óleo.

De acordo com Larissa von Arev, a advogada do empresário e informático Valeri Pchenitchnyi, com boa imagem na comunicação social pelas suas ideias ambiciosas e inovadoras, à semelhança das do mediático multimilionário norte-americano, “há razões para acreditar que não se trata de um suicídio“.

A advogada revelou também que “mesmo antes da sua morte, a sua viúva, Natália, recebeu notas do seu marido a pedir-lhe, de forma insistente, que não pagasse nada a ninguém e onde insistia na sua inocência”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que foram os americanos ou os ingleses que o mataram???Esta é uma duvida que tem razão de ser, quando alguem ou um russo morre no estrangeiro, o dedo aponta logo para a russia, neste caso de russo morto na russia, porque nao outros??? São suposições tão legitimas como o alegaso envenenamento do skripal, ou do ataque quimico.

      • Tem razão são suposições estupidas ou nao nao passam disso. Mas suposição estupida pode ser a minha, realmente pode, mas suposição inglesa também o pode ser a da inglaterra, porque nao vejo ganho algum em que a russia tirasse vantagem do envenenamento nesta altura do campeonato quando o podiam ter feito quando o skripal esteve preso no país. Mas a inglaterra já podia tirar vantagens porque mantinha pressão sobre a russia. Outra suposição estupida foi as dos 3 paises atacantes terem acusado de imediato a siria do ataque quimico, porque aqui a siria nai iria tirar nenhuma vantagem e só tinha desvantagens, quando já tinha a guerra ganha, portanto era preciso manter a pressao sobre a russia e a siria, e daí a suposição estupida, assim como esta agora de os democratas irem para tribunal acusando a russia de influenciar as eleições, outra suposição estupida. E conto que daqui até ao mundial muitas outras suposições estupidas vão aparecer para descredibilizar e manter a pressao sobre a russis.

    • Pois, mas os russos sobretudo os da oposição ao pulha que os dominam têm o péssimo hábito de se suicidarem com 4 facadas nas costas e depois atirarem-se ao rio. Coisas que só acontecem aos russos.

  2. Pois?!?!….
    E, José, também já pensaste que se calhar também há esses ‘suicídios’ com os outros que não estão contra o tal ‘pulha’, só que a notícia não te chega.
    Mas estas, as que apontam para as pessoas relacionadas com um tal ‘pulha’, aparecem logo.
    E ainda ninguém reparou que esta gente que aparece ‘suicidada’ ou morta, ‘acidentalmente’ durante um assalto, raramente são RUSSOS? Isto é,…até podem ter cidadania russa, mas não são ‘etnicamente’ russos.

  3. Será que a investigação chegará ao fim. Duvido. Em países assim, as pessoas incómodas são descartadas impunemente!

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …