O Twitter já não é Twitter. Num piscar de olhos, o nome mudou, o endereço também, e o famoso passarinho azul foi substituído por um X. O futuro da rede social é agora uma incógnita.
Elon Musk já tinha avisado. Através de uma publicação na rede social, este fim-de-semana, o dono do (antigo) Twitter disse que estava a considerar mudar o nome e o logótipo da rede social.
Com muito secretismo, como é comum em Elon Musk, o multimilionário disse que, em breve, diríamos “adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
Musk desafiou os utilizadores a criar o novo logótico do Twitter, e, “se um logótipo X suficientemente bom for publicado hoje à noite [sábado], vamos colocá-lo no mundo inteiro amanhã [domingo]”, escreveu.
If a good enough X logo is posted tonight, we’ll make go live worldwide tomorrow
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
E assim foi. Musk publicou no seu perfil do Twitter… ou do X… um vídeo de um utilizador da plataforma, mostrando o logótipo original do Twitter a ser substituído por um X intermitente.
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
Depois de comprar o Twitter, em outubro de 2022, por 39 mil milhões de euros, Elon Musk mudou o nome da empresa para “X Corp” em abril de 2023.
Desde então, o multimilionário tem falado regularmente sobre transformar a rede social num aplicativo multifacetado, com serviços financeiros, à semelhança do WeChat na China.
Respondendo no Twitter a uma questão de um utilizador que perguntou se o Twitter seria acessível a partir do endereço x.com, Elon Musk respondeu: “Claro”.
Of course
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
X.com era o nome e o site do banco online fundado pelo empresário que mais tarde se tornou o serviço de pagamento online PayPal.
Recentemente, Elon Musk a receita de publicidade da empresa caiu para metade e demitiu cerca de metade da equipa.
Em março, o multimilionário estimou o valor da rede social em 20 mil milhões de dólares, menos de metade de quando a comprou, há nove meses, segundo um documento interno consultado pelos ‘media’ norte-americanos.
Antes de passar a ser de Elon Musk, o Twitter valia 44 mil milhões de dólares – o que corresponde a, aproximadamente, 41 mil milhões de euros.
ZAP // Lusa
Só quero ver como vai ser pra procurar por posts do X no Google…