Muito brevemente, aquela sua viagem um pouco mais extravagante com a família já não vai ser até à Disney ou a Maocos. Se depender da mente excêntrica de Elon Musk, muito em breve vai poder pensar em tirar as suas férias no espaço.
O famoso entusiasta das viagens especiais Elon Musk, fundador do PayPal e da Tesla e um dos principais nomes por trás da SpaceX, acredita que poderemos estar entre as estrelas em pouco menos de uma década.
Durante o StarmeupHK Festival, evento em Hong Kong destinado a startups, Musk fez alguns comentários acerca dos planos da SpaceX – e lançou algumas promessas bastante arrojadas para o seu programa espacial.
Musk adiantou que a SpaceX está a desenvolver uma forma de viabilizar missões tripuladas a Marte dentro dos próximos 10 anos, e prometeu mais detalhes já para o final de setembro, durante a Conferência Astronómica Internacional.
Se pensarmos no histórico de proezas conseguidas por Elon Musk, parece provável que o sonho de fazer viagens até outros planetas deixe brevemente de ser um sonho.
A empresa criada por Musk para fomentar a exploração espacial, recorde-se, tem já um programa, o Mars Colonial Transporter, cujo objectivo é levar grandes quantidades de pessoas para o Planeta Vermelho.
No entanto, até agora pouco foi revelado acerca das questões práticas do Mars Colonial Transporter – principalmente, como é que tal seria possível.
Assim, especula-se que a apresentação da SpaceX na Conferência Astronómica Internacional de Setembro seja precisamente sobre este programa.
Mas o bilionário apaixonado pelo espaço não poupou entusiasmo na hora de explicar seus planos de levar o homem para Marte. Segundo Musk, esta é a maior aventura de todos os tempos e vai inspirar muita gente.
Musk acredita que as primeiras missões ao nosso planeta vizinho devem acontecer em meados de 2025 — ou seja, daqui a apenas nove anos.
Questionado pela apresentadora da conferência se a estimativa não é um pouco precipitada, já que estamos quase à porta de 2025, o bilionário respondeu à sua maneira.
“Isso a mim parece-me muito tempo“, disse Musk.
Musk diz mesmo que acredita que vai poder voar numa das suas naves Dragon até à Estação Espacial Internacional dentro dos próximos quatro ou cinco anos.
Segundo o visionário inventor do Hyperloop e da super-bateria doméstica, isso já seria uma conquista incrível.
Segundo Musk, seria a primeira vez que uma pessoa construia a sua própria nave, saía do planeta e viajava até à estação que orbita à volta da Terra, como fazem os astronautas enviados à ISS pelas agências espaciais governamentais – NASA, ESA e Roscosmos.
E Musk nem está muito preocupado com o treino especial que os astronautas têm que fazer.
Com excepção de alguns voos parabólicos para simular a gravidade zero, o CEO da Tesla diz que o treino necessário é mínimo, e que viver no espaço não é assim tão complicado.
“Basta flutuar”, diz Musk.
Eu pela minha parte dispenso a minha vez aos senhores do “Tempo Novo” certamente gente já muito mais avançada nestas andanças do planeta Terra.