Elixir bucal pode ser um inimigo desconhecido do exercício físico

Uma investigação recente sugere que o uso de elixir bucal após a lavagem dos dentes pode reduzir os efeitos benéficos do exercício físico.

Fazer exercício físico traz vários benefícios para a saúde do nosso corpo, entre os quais a redução da pressão arterial. Pode parecer estranho, mas de acordo com os cientistas, este efeito tem início na boca através moléculas libertadas por bactérias. O uso de elixir bucal antibacteriano pode ter um efeito indesejado e reduzir os benefícios cardiovasculares depois de um treino no ginásio.

“Os cientistas já sabem que os vasos sanguíneos se abrem durante o exercício, porque a produção de óxido nítrico aumenta o diâmetro dos vasos, aumentando a circulação do fluxo sanguíneo para os músculos ativos”, explicou o autor do estudo Raul Bescos.

No entanto, permanece um mistério para os especialistas como é que a circulação sanguínea continua mais alta após o exercício, desencadeando uma resposta de redução da pressão arterial.

O New Atlas explica que quando o óxido nítrico se degrada no corpo humano, torna-se um composto chamado nitrato — que algumas bactérias orais convertem em nitrito. Este processo revela-se importante já que o nitrito é absorvido para a corrente sanguínea e é novamente convertido em óxido nítrico.

A investigação da equipa de cientistas da Universidade de Plymouth procurou perceber se este processo regula a descida da pressão sanguínea verificada nas horas após o exercício físico.

Os investigadores desenvolveram uma experiência com 23 adultos para comprovar a sua teoria. Como tal, foi pedido que estes corressem durante meia hora numa passadeira. No fim, alguns dos paticipantes gargarejaram com elixir bucal antibacteriano, enquanto outros gargarejaram com um placebo.

A pressão arterial foi medida ao longo da experiência e foram retiradas amostras da saliva e do sangue. Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Free Radical Biology and Medicine.

Os cientistas repararam que a pressão sanguínea era significativamente mais baixa nos participantes que gargarejaram a boca com o placebo, provando que o elixir reduz, de facto, os efeitos do exercício físico.

“Estas descobertas mostram que a síntese de nitrito pelas bactérias orais é extremamente importante para iniciar como o nosso corpo reage ao exercício durante o primeiro período de recuperação, promovendo menor pressão arterial e maior oxigenação muscular”, realçou o coautor do estudo, Craig Cutler.

“O próximo passo é investigar com maior detalhe o efeito do exercício físico sobre a atividade das bactérias orais e a sua composição em indivíduos sob alto risco cardiovascular”, disse Cutler. “A longo prazo, investigação nesta área pode melhorar o nosso conhecimento no tratamento da hipertensão mais eficientemente“.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …