Elixir bucal pode ser um inimigo desconhecido do exercício físico

Uma investigação recente sugere que o uso de elixir bucal após a lavagem dos dentes pode reduzir os efeitos benéficos do exercício físico.

Fazer exercício físico traz vários benefícios para a saúde do nosso corpo, entre os quais a redução da pressão arterial. Pode parecer estranho, mas de acordo com os cientistas, este efeito tem início na boca através moléculas libertadas por bactérias. O uso de elixir bucal antibacteriano pode ter um efeito indesejado e reduzir os benefícios cardiovasculares depois de um treino no ginásio.

“Os cientistas já sabem que os vasos sanguíneos se abrem durante o exercício, porque a produção de óxido nítrico aumenta o diâmetro dos vasos, aumentando a circulação do fluxo sanguíneo para os músculos ativos”, explicou o autor do estudo Raul Bescos.

No entanto, permanece um mistério para os especialistas como é que a circulação sanguínea continua mais alta após o exercício, desencadeando uma resposta de redução da pressão arterial.

O New Atlas explica que quando o óxido nítrico se degrada no corpo humano, torna-se um composto chamado nitrato — que algumas bactérias orais convertem em nitrito. Este processo revela-se importante já que o nitrito é absorvido para a corrente sanguínea e é novamente convertido em óxido nítrico.

A investigação da equipa de cientistas da Universidade de Plymouth procurou perceber se este processo regula a descida da pressão sanguínea verificada nas horas após o exercício físico.

Os investigadores desenvolveram uma experiência com 23 adultos para comprovar a sua teoria. Como tal, foi pedido que estes corressem durante meia hora numa passadeira. No fim, alguns dos paticipantes gargarejaram com elixir bucal antibacteriano, enquanto outros gargarejaram com um placebo.

A pressão arterial foi medida ao longo da experiência e foram retiradas amostras da saliva e do sangue. Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Free Radical Biology and Medicine.

Os cientistas repararam que a pressão sanguínea era significativamente mais baixa nos participantes que gargarejaram a boca com o placebo, provando que o elixir reduz, de facto, os efeitos do exercício físico.

“Estas descobertas mostram que a síntese de nitrito pelas bactérias orais é extremamente importante para iniciar como o nosso corpo reage ao exercício durante o primeiro período de recuperação, promovendo menor pressão arterial e maior oxigenação muscular”, realçou o coautor do estudo, Craig Cutler.

“O próximo passo é investigar com maior detalhe o efeito do exercício físico sobre a atividade das bactérias orais e a sua composição em indivíduos sob alto risco cardiovascular”, disse Cutler. “A longo prazo, investigação nesta área pode melhorar o nosso conhecimento no tratamento da hipertensão mais eficientemente“.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …