Eleições na Turquia: Kiliçdaroglu diz estar à frente de Erdogan

Sedat Suna / EPA

Kemal Kilicdaroglu, candadato da oposição às eleições presidenciais na Turquia

O candidato presidencial da oposição turca, Kemal Kiliçdaroglu, afirmou hoje que está “à frente” no escrutínio das eleições presidenciais, cujos resultados oficiais ainda não foram divulgados.

“Estamos à frente”, escreveu Kemal Kiliçdaroglu na rede social Twitter, contestando os números da agência noticiosa oficial turca Anatólia, que atribui 52% a Recep Tayyip Erdogan, após a contagem de mais de 40% dos votos.

Segundo a agência, que cita dados não oficiais, Kemal Kiliçdaroglu está com 42%.

Quando estavam contados 20% dos votos, o atual Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, estava à frente no escrutínio, com 56,67%, quando estão contados quase 20% dos votos, segundo a agência noticiosa oficial turca Anatólia. O seu principal adversário Kemal Kiliçdaroglu seguia então com 37,41%.

Também os presidentes das câmaras de Ancara e Istambul, ambos da oposição e de um dos partidos que apoiam a candidatura de Kiliçdaroglu, disseram, em conferência de imprensa, que os dados de que dispõem contrariam os divulgados pela agência oficial Anatólia, sendo Kiliçdaroglu que vai à frente. Os dois autarcas manifestaram também receio de que esteja a haver manipulação dos resultados.

Estes dois autarcas, que venceram as câmaras detidas por dirigentes do partido AKP, de Erdogan, em 2019, indicaram também que os resultados oficiais que estão a ser divulgados são de zonas onde o partido do atual chefe de Estado tem mais influência e que, com certeza, durante a noite, à medida que os votos de outras zonas da Turquia forem contabilizados, os resultados poderão alterar-se a favor de Kiliçdaroglu.

A maioria das sondagens antecipava uma derrota para Erdogan, no poder há 20 anos, prevendo uma vitória apertada de Kiliçdaroglu, o que evitaria uma segunda volta dentro de duas semanas. É, contudo, previsível que nenhum dos dois consiga a alcançar a maioria absoluta nesta primeira volta.

Num sufrágio em que se joga a sobrevivência política do atual chefe de Estado, este ato eleitoral traduzir-se-á numa escolha de modelo de sociedade entre um líder poderoso e um opositor que propõe o consenso e a negociação.

As assembleias de voto encerraram às 15:00 de hoje (17:00 locais), tendo as eleições decorrido sem incidentes. Desde as 08:00 locais (05:00 em Lisboa), cerca de 61 milhões de eleitores puderam exercer o seu direito de voto nas 192.000 urnas distribuídas pelas 81 províncias do país, com um sexto dos eleitores a votarem na região de Istambul.

A adesão às urnas não foi divulgada, mas vários órgãos de comunicação social avançam que a afluência às urnas será mais elevada do que o habitual, num país em que normalmente ultrapassa os 80%.

O Conselho supremo eleitoral vai anunciar os resultados provisórios na noite de hoje, mas a contagem final oficial apenas será divulgada na próxima sexta-feira.

Para as eleições legislativas concorrem 24 partidos, a maioria em coligações para tentarem ultrapassar a barreira mínima dos 7% que permite a eleição de deputados para a Grande Assembleia Nacional (Parlamento), com 600 lugares.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.