/

Eleições na Índia realizam-se em sete datas diferentes

narendramodiofficial / Flickr

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

As eleições gerais na Índia realizam-se entre abril e maio em sete momentos diferentes, anunciou este domingo a comissão eleitoral do país. Este será o maior momento eleitoral do mundo e terminará com a eleição do primeiro-ministro, que deverá voltar a ser Narendra Modi.

Segundo informou o DN, o responsável pela organização do sufrágio, Sunil Arora, explicou este domingo que estão em condições de votar cerca de 900 milhões de eleitores, 15 milhões com idades entre os 18 e os 19 anos.

De acordo com as sondagens, o partido Bharatiya Janata – a que pertence o atual primeiro-ministro – tem uma clara vantagem sobre os partidos da oposição.

Este avanço foi reforçado depois da intervenção militar no Paquistão, no mês passado, em que a força aérea indiana atacou o que disse ser uma base do grupo, que considera terrorista, Jais-e-Mohammed em Balakot, na província Khyber Pakhtunkhwa.

Narendra Modi utilizou a rede social Twitter para apelar ao voto. “Espero que esta eleição tenha uma presença histórica de eleitores”, indicou.

Nestas eleições vão ser escolhidos 543 deputados e, para governar, um partido ou uma coligação necessita do apoio de 272 elementos. Em 2014, concorreram 8250 candidatos, representando 464 partidos.

As eleições estão previstas para os dias 11, 18, 23, 29 de abril e 06, 12 e 19 maio e devem custar, um pouco mais de quatro milhões de euros, indicou a BBC. Os votos devem ser contados a 23 de maio.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.