Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do “cara ou coroa”.
De acordo com o The Canton Repository, citado pela Federal News Network, os candidatos Travis Boyd e Grant Downes tiveram ambos 127 votos na eleição de terça-feira passada em Magnolia, uma pequena vil no estado norte-americano do Ohio, que abrange os condados de Stark e Carroll.
É a face da moeda que pode vir a decidir o vencedor da eleições se Boyd ou Downes continuarem empatados depois de os resultados do escrutínio serem confirmados em duas semanas.
Não é a primeira que o jogo do “cara ou coroa” decide o vencedor de eleições autárquicas nos Estados Unidos. Foi assim que Robert Leach venceu, ao ganhar o lançamento da moeda ao ar em 1979. Leach optou por não procurar a reeleição depois de ficar sem oposição durante nove mandatos consecutivos.
Acredita-se que um dólar de prata de 1923 tenha sido usado para resolver empates eleitorais no Condado de Stark desde o início da década de 1940. A decisão do desempate na corrida autárquica deverá recair nesta mesma moeda de 1923.
Magnolia tem pouco menos de mil habitantes e localiza-se a aproximadamente 117 quilómetros ao sul de Cleveland. De acordo com o United States Census Bureau, a vila tem uma área de 2,3 quilómetros quadrados.
Isso não se passa num país mas num circo. Que palhaçada.