Marixa Lemus Pérez. O “El Chapo” da Guatemala é uma mulher

PNC El Salvador

Detenção de Marixa Lemus Pérez após ter fugido da prisão.

Detenção de Marixa Lemus Pérez após ter fugido da prisão.

Marixa Lemus Pérez é conhecida como o “El Chapo” da Guatemala. A antiga candidata em eleições autárquicas está a cumprir uma pena de 94 anos e já fugiu da prisão duas vezes.

Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, mais conhecido por El Chapo, é um narcotraficante mexicano que liderava o Cartel de Sinaloa até ser finalmente detido e condenado a prisão perpétua em 2019. É considerado pelas autoridades como um dos mais poderosos traficantes de droga do mundo.

Na Guatemala, o barão da droga é, na realidade, uma baronesa. Marixa Lemus Pérez, mais conhecida por “La Patrona”, é dona do império criminal do país, controlando o tráfico de droga. Mas ainda antes disto, Marixa chegou a ser candidata a mayor de uma pequena cidade guatemalteca.

Em 2011, a sua irmã Mayra concorreu às eleições locais de Moyuta, mas foi assassinada por um grupo de homens armados com caçadeiras e AK-47s. A matança ficou conhecida como “massacre de Los Cuernos”. Marixa substitui a irmã no resto da corrida eleitoral, acabando por perder para Carlos Marroquin.

Quatro anos mais tarde, Marixa foi condenada a cumprir uma sentença de 94 anos por crimes violentos cometidos. Desesperada, “La Patrona” tentou fugir da prisão apenas um anos depois de estar encarcerada — sem sucesso. No ano seguinte, em 2016, voltou a tentar e, desta vez, conseguiu mesmo. Disfarçada de guarda prisional, Marixa conseguiu sair da prisão e fugir para El Salvador, onde duas semanas depois viria a ser capturada.

Após cumprir quatro dos 94 anos da sua pena na prisão feminina de Santa Teresa, Marixa diz à VICE que ainda tenta conquistar a sua liberdade. “Quero reabrir o meu caso”, desabafou.

A América Central é a porta de entrada de cocaína da América Latina. O movimento constante de mercadorias legais nas fronteiras fornece a cobertura necessária para o tráfico de droga.

As alianças entre as autoridades locais e os traficantes de drogas são comuns. Às vezes, as autoridades cobram aos grupos criminosos para que se movam pela fronteira sem controlo, mas, noutros casos, a linha entre os dois grupos pode confundir-se ou desvanecer completamente.

“Sei que [Marroquín] está com medo de mim porque sou uma mulher que assumiu as rédeas e vou vingar a mim mesma e a toda a família que ele tirou de mim”, disse Marixa à VICE.

O próprio Marroquín já foi vítima de várias tentativas de homicídio — ou, pelo menos, alegadas tentativas. Marixa diz que nunca tentou matá-lo e que os atentados foram encenados pelo próprio político.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.