/

Eis os robôs humanóides que vão construir os próximos BMWs

Os próximos veículos BMW vão ser montados por robôs humanóides que se adaptam a qualquer função — imitando os trabalhadores humanos.

A startup de robótica Figure anunciou recentemente um avanço significativo no mundo da automação, com a apresentação do primeiro robô humanoide de uso geral comercialmente viável — a que chamou Figure 01.

O inovador robô da Figure promete revolucionar os processos de fabrico ao fornecer uma solução mais versátil para a automação das linhas de montagem.

Ao contrário dos robôs industriais tradicionais, que são projetados para realizar uma única tarefa repetidamente, o Figure 01 pode executar uma grande variedade de tarefas, mimetizando a adaptabilidade dos trabalhadores humanos.

As características inéditas do Figure 01 chamaram a atenção da BMW, que acaba de se tornar o primeiro cliente da startup.

“Nós desenhámos os nossos robôs para serem seguros para os humanos“, explica à agência Reuters o fundador e CEO da Figure, Brett Adcock. “Trabalhar com a BMW na automação das suas fábricas é uma enorme oportunidade de validar o nosso trabalho”.

A BMW planeia começar a usar estes robôs na sua fábrica em Spartanburg, na Carolina do Sul, com o objetivo de aumentar a produtividade e eficiência das suas linhas de montagem, permitindo simultaneamente que a sua força de trabalho humana se concentre em tarefas mais complexas.

Na fase inicial desta parceria a Figure irá avaliar os processos de fabrico da BMW para identificar aplicações adequadas para os seus robôs. Ao longo dos próximos 12 a 24 meses, a Figure planeia integrar estes robôs em várias secções da fábrica.

Embora a introdução envolva inicialmente a integração de um pequeno número de robôs, existe potencial para expansão do projeto, se os objetivos de desempenho forem atingidos.

A parceria agora estabelecida pela Figure com uma construtura automóvel segue uma tendência crescente na área da robótica, havendo várias empresas a competir para introduzir os seus robôs de uso geral no mercado.

A Apptronik, apoiada pela NASA, a Agility Robotics, que promete “a próxima vaga de automação robótica”, e a Tesla, com o seu robô Optimus estão entre os principais intervenientes a trabalhar em projetos semelhantes.

Estes avanços sugerem que os robôs de uso geral poderão em breve desempenhar um papel crucial na indústria e em outros setores da economia, revolucionando os métodos de fabrico e permitindo que os trabalhadores humanos (que mantiverem o emprego) se concentrem em tarefas mais desafiantes e criativas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.