/

Musk apresenta o Optimus, o novo robô humanoide da Tesla

(dr) Tesla

Optimus, o robô humanoide da Tesla.

Elon Musk apresentou o mais recente protótipo de um robô humanoide que está a ser desenvolvido pela Tesla. O Optimus subiu ao palco num evento em Silicon Valley, onde acenou para o público e levantou os joelhos.

O ano passado, Elon Musk garantiu que haveria um robô humanoide em todas as casas até 2050.

Agora, o fundador da Tesla apresentou o mais recente protótipo do seu robô Optimus.

O CEO da empresa adiantou que o robô está em desenvolvimento, mas poderá estar à venda ao público dentro de poucos anos.

Os robôs da Tesla serão testados em empregos nas fábricas de automóveis, dizem os engenheiros da empresa. O protótipo foi levado ao palco durante uma apresentação anual da Tesla AI Day.

Foi mostrado às pessoas um vídeo do Optimus a realizar tarefas simples, como regar plantas, carregar caixas e levantar barras metálicas. Musk disse que os robôs serão produzidos em massa, a um custo inferior a 20 mil dólares, e estarão disponíveis em três a cinco anos.

O dono da Tesla falou de “um futuro de abundância” pela frente. “É realmente uma transformação fundamental da civilização como a conhecemos”, prosseguiu.

“O caminho do Exterminador Implacável”

Investidores e analistas financeiros expressaram ceticismo de que a Tesla se voltará para a robótica, aconselhando-a a concentrar-se, em vez disso, em projetos mais próximos do principal negócio de carros elétricos da Tesla.

Mas Musk disse que queria resolver um dos problemas mais difíceis da Inteligência Artificial: como fazer uma máquina que possa substituir um humano.

O empresário, que já alertou que a Inteligência Artificial é uma ameaça à humanidade, disse que a Tesla queria garantir que a transição para uma sociedade em que os robôs fizessem o trabalho e as pessoas colhessem os benefícios fosse segura.

“Nós queremos sempre ter cuidado para não seguirmos o caminho do Exterminador Implacável”, avisou, referindo-se ao filme de sucesso sobre um ciborgue assassino, protagonizado por Arnold Schwarzenegger.

Musk acrescentou que a Tesla estava a construir salvaguardas, incluindo um botão de emergência que não podia ser adulterado. Musk afirmou que os acionistas determinariam se a empresa de capital aberto era socialmente responsável.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.