/

“O sistema está a falhar às pessoas de cor”. Eis a nova obra de Banksy contra o racismo

O artista britânico Banksy divulgou através do Instagram o seu mais recente trabalho. A obra vem na onda de solidariedade com o movimento “Black Lives Matter”, após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos.

Na imagem vê-se a bandeira norte-americano em chamas devido a uma vela colocada junto a um ramo de flores e um retrato de um vulto de uma pessoa, colocados num cenário remete para uma homenagem a alguém que morreu.

“A princípio pensei que devia simplesmente calar-me e ouvir o que tinham a dizer os negros sobre este assunto. Mas porque é que eu faria isso? Não é um problema deles, mas meu“, atirou o artista reconhecido mundialmente pelos seus graffiti.

“O sistema está a falhar às pessoas de cor. O sistema dos brancos. Como um cano roto que inunda o apartamento dos vizinhos de baixo. O sistema defeituoso está a fazer das suas vidas uma tristeza, mas não lhes compete a elas arranjá-lo. Não podem, ninguém as deixará entrar no apartamento de cima”, lê-se ainda na publicação feita este sábado.

“Este é um problema dos brancos. E se os brancos não o resolvem, alguém tem de subir as escadas e dar um pontapé na porta”, remata Banksy.

A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares numa loja. Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de assassínio em segundo grau e de homicídio involuntário. Os três outros agentes foram, entretanto, acusados por cumplicidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.