Eis uma “ementa” de grandes jogos – todos neste sábado

Escócia, Inglaterra, Itália, Portugal… Dérbis e sem ser dérbis. Muitos jogos de acelerar o coração, num período de 10 horas.

Em praticamente todas as épocas aparecem estes dias. O dia – normalmente um sábado ou domingo – em que diversos jogos muito aguardados são marcados para o mesmo dia e quase fazem uma cimeira de alto nível no futebol. Sábado, 17 de outubro de 2020, é o caso mais recente.

Bom, e no Reino Unido as duas entradas mais apetecíveis da ementa surgem logo à hora de almoço. À mesma hora (12h30) começam grandes jogos na Escócia e em Inglaterra.

O Celtic-Rangers dispensa apresentações e explicações. É o grande dérbi local. E é o jogo que reúne os dois únicos candidatos ao título. Sem surpresas, os dois rivais estão nos dois primeiros lugares e separados por apenas um ponto: o líder Glasgow Rangers soma 26 pontos e o Celtic (menos um jogo realizado) tem 25 pontos.

Dérbi haverá também em Liverpool: o sempre aguardado Liverpool-Everton; que não era tão especialmente aguardado há muitos anos. É que, desta vez, além da rivalidade que já se conhece há mais de um século, vão estar em campo o campeão e o líder. O campeão Liverpool é um dos segundos classificados, a três pontos de distância do líder Everton, a única equipa que venceu os quatro jogos nas quatro jornadas iniciais.

Saltemos para Itália. Às 14 horas arranca um duelo que, há dois ou três anos, provavelmente não estaria nesta lista. Mas a Atalanta justifica estar em destaque, agora. O jogo em causa é o Nápoles-Atalanta e promete muitos golos. Além disso, estas duas equipas venceram todos os jogos disputados na Serie A, até agora: três vitórias para a líder Atalanta e duas para o Nápoles – que perdeu contra a Juventus por falta de comparência. E, voltando à promessa de muitos golos, convém lembrar que a Atalanta já marcou 13 golos em três jogos e o Nápoles não está muito diferente, com oito golos em duas partidas realizadas.

Três horas depois, às 17 horas, o grande dérbi de Milão: Inter-AC Milan. O AC Milan quase foi eliminado da Liga Europa pelo Rio Ave mas, na liga interna, venceu os três jogos que disputou até agora e lidera à beira da Atalanta. O Inter Milão está logo atrás, com sete pontos.

Também às 17 horas, mas na Turquia, quando começar o duelo entre Trabzonspor e Basaksehir, poucos acreditarão que em campo vão estar o campeão e o vice-campeão da temporada passada. A equipa da casa, o vice-campeão Trabzonspor, só ganhou um jogo nesta época e ocupa o 12.º lugar. O campeão Basaksehir…é o último classificado. Zero vitórias, para já. Mas, pelo que conseguiram na época anterior, merecem este destaque.

Meia hora depois, um dos (muitos) grandes jogos da Premier League: o Manchester City recebe o Arsenal. O City de Guardiola, já se sabe, é uma das melhores equipas do mundo e vai lutar novamente pelo título (embora só tenha quatro pontos e esteja no 14.º lugar). O Arsenal não é o candidato de outros tempos mas luta sempre pelos lugares cimeiros e está no segundo posto, com três vitórias em quatro jornadas..

Menos mediático será um duelo disputado na Noruega, entre Molde e Bodø, às 19h30. No entanto, o Molde é o campeão e o Bodø é o vice-campeão. Nesta temporada o Bodø é líder destacado, com mais 19 (!) pontos do que o Molde, terceiro classificado. Em 20 jornadas, o Bodø nunca perdeu: 18 vitórias e dois empates.

Na Bélgica, juntam-se às 19h45 dois candidatos ao título. O Standard Liège, terceiro classificado, recebe o campeão Brugge, que está no segundo lugar. Apenas um ponto separa os dois grandes da Bélgica.

Para fechar a ementa, a sobremesa é a parte mais aguardada pelos portugueses: às 20h30 começa um dos “clássicos” do nosso futebol, o Sporting-FC Porto. O campeão e o seu rival de Alvalade estão igualados na classificação, com seis pontos, a três do outro rival, o Benfica.

Ementa, 17/10:
Celtic vs Rangers (12h30)
Liverpool vs Everton (12h30)
Nápoles vs Atalanta (14h)
Inter vs AC Milan (17h)
Trabzonspor vs Basaksehir (17h)
Manchester City vs Arsenal (17h30)
Molde vs Bodø (19h30)
Standard Liège vs Brugge (19h45)
Sporting vs FCPorto (20h30)

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …

Estudo revela: adeptos no estádio fazem diferença nos resultados e... nos árbitros

A vantagem de jogar em casa caiu significativamente durante o confinamento. E até os árbitros alteraram os seus comportamentos. "Animal Spirits in the Beautiful Game - Testing social pressure in professional football during the COVID-19 lockdown" …

Toupeiras fêmeas desenvolvem testículos para lutar pela sobrevivência subterrânea

A evolução concedeu à toupeira fêmea uma dose de "fúria por esteróides" para a ajudar a lutar pela sobrevivência subterrânea, colocando alguns testículos nos ovários – um exemplo único de anatomia chamado ovotestis. "O desenvolvimento sexual …

"A situação está caótica": Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse esta terça-feira a administração daquela unidade, sem precisar o número de casos. "Tal como em …

"Santo Graal". Cientistas criam o primeiro supercondutor a temperatura ambiente do mundo

Uma equipa de físicos criou o primeiro material capaz de supercondutividade em temperatura ambiente, desenvolvendo um processo que pode ajudar a "quebrar barreiras e abrir a porta a muitas potenciais aplicações". Desde a sua descoberta, há …