/

Eis uma “ementa” de grandes jogos – todos neste sábado

Escócia, Inglaterra, Itália, Portugal… Dérbis e sem ser dérbis. Muitos jogos de acelerar o coração, num período de 10 horas.

Em praticamente todas as épocas aparecem estes dias. O dia – normalmente um sábado ou domingo – em que diversos jogos muito aguardados são marcados para o mesmo dia e quase fazem uma cimeira de alto nível no futebol. Sábado, 17 de outubro de 2020, é o caso mais recente.

Bom, e no Reino Unido as duas entradas mais apetecíveis da ementa surgem logo à hora de almoço. À mesma hora (12h30) começam grandes jogos na Escócia e em Inglaterra.

O Celtic-Rangers dispensa apresentações e explicações. É o grande dérbi local. E é o jogo que reúne os dois únicos candidatos ao título. Sem surpresas, os dois rivais estão nos dois primeiros lugares e separados por apenas um ponto: o líder Glasgow Rangers soma 26 pontos e o Celtic (menos um jogo realizado) tem 25 pontos.

Dérbi haverá também em Liverpool: o sempre aguardado Liverpool-Everton; que não era tão especialmente aguardado há muitos anos. É que, desta vez, além da rivalidade que já se conhece há mais de um século, vão estar em campo o campeão e o líder. O campeão Liverpool é um dos segundos classificados, a três pontos de distância do líder Everton, a única equipa que venceu os quatro jogos nas quatro jornadas iniciais.

Saltemos para Itália. Às 14 horas arranca um duelo que, há dois ou três anos, provavelmente não estaria nesta lista. Mas a Atalanta justifica estar em destaque, agora. O jogo em causa é o Nápoles-Atalanta e promete muitos golos. Além disso, estas duas equipas venceram todos os jogos disputados na Serie A, até agora: três vitórias para a líder Atalanta e duas para o Nápoles – que perdeu contra a Juventus por falta de comparência. E, voltando à promessa de muitos golos, convém lembrar que a Atalanta já marcou 13 golos em três jogos e o Nápoles não está muito diferente, com oito golos em duas partidas realizadas.

Três horas depois, às 17 horas, o grande dérbi de Milão: Inter-AC Milan. O AC Milan quase foi eliminado da Liga Europa pelo Rio Ave mas, na liga interna, venceu os três jogos que disputou até agora e lidera à beira da Atalanta. O Inter Milão está logo atrás, com sete pontos.

Também às 17 horas, mas na Turquia, quando começar o duelo entre Trabzonspor e Basaksehir, poucos acreditarão que em campo vão estar o campeão e o vice-campeão da temporada passada. A equipa da casa, o vice-campeão Trabzonspor, só ganhou um jogo nesta época e ocupa o 12.º lugar. O campeão Basaksehir…é o último classificado. Zero vitórias, para já. Mas, pelo que conseguiram na época anterior, merecem este destaque.

Meia hora depois, um dos (muitos) grandes jogos da Premier League: o Manchester City recebe o Arsenal. O City de Guardiola, já se sabe, é uma das melhores equipas do mundo e vai lutar novamente pelo título (embora só tenha quatro pontos e esteja no 14.º lugar). O Arsenal não é o candidato de outros tempos mas luta sempre pelos lugares cimeiros e está no segundo posto, com três vitórias em quatro jornadas..

Menos mediático será um duelo disputado na Noruega, entre Molde e Bodø, às 19h30. No entanto, o Molde é o campeão e o Bodø é o vice-campeão. Nesta temporada o Bodø é líder destacado, com mais 19 (!) pontos do que o Molde, terceiro classificado. Em 20 jornadas, o Bodø nunca perdeu: 18 vitórias e dois empates.

Na Bélgica, juntam-se às 19h45 dois candidatos ao título. O Standard Liège, terceiro classificado, recebe o campeão Brugge, que está no segundo lugar. Apenas um ponto separa os dois grandes da Bélgica.

Para fechar a ementa, a sobremesa é a parte mais aguardada pelos portugueses: às 20h30 começa um dos “clássicos” do nosso futebol, o Sporting-FC Porto. O campeão e o seu rival de Alvalade estão igualados na classificação, com seis pontos, a três do outro rival, o Benfica.

Ementa, 17/10:
Celtic vs Rangers (12h30)
Liverpool vs Everton (12h30)
Nápoles vs Atalanta (14h)
Inter vs AC Milan (17h)
Trabzonspor vs Basaksehir (17h)
Manchester City vs Arsenal (17h30)
Molde vs Bodø (19h30)
Standard Liège vs Brugge (19h45)
Sporting vs FCPorto (20h30)

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.