Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para deficientes visuais.

Embora o design da AlphaDog seja muito semelhante ao do robô Spot da Boston Dynamics – e ainda tenha o mesmo nome de um protótipo anterior da empresa norte-americana -, a máquina de quatro patas da empresa chinesa é voltada para o mercado comercial em vez de empresas

“É realmente muito semelhante a um cão real”, explicou Ma Jie, diretor de tecnologia da Weilan, em comunicado citado pelo TechXplore.

Os criadores do AlphaDog garantem que o robô, que se move a uma velocidade de quase 15 quilómetros por hora, é o robô mais rápido do mercado.

“Consegue prever o atrito e a altura do solo [para] ajustar a sua altura, ajustar a frequência de passada e adaptar-se ao ambiente”, disse Ma Jie.

Os criadores do AlphaDog estão a usar a tecnologia 5G para fazer o robô operar de forma autónoma. Ma, que estudou aprendizagem por reforço na Universidade de Oxford, no Reino Unido, explicou que usou o conhecimento adquirido durante os seus estudos para informar como o cão imita o comportamento de cães reais.

O AlphaDog, que já está à venda na China, vendeu mais de 1.800 unidades no primeiro mês, apesar de ter o custo bastante elevado de 16 mil yuans (equivalente a 2.016 euros).

“Os pedidos são principalmente de criadores de computador, geeks de tecnologia e também crianças, que realmente parecem gostar”, disse Ma.

Embora o AlphaDog não venha com o recurso, os programadores da Weilan esperam que eventualmente consiga ajudar a orientar pessoas com deficiências visuais.

“Ajudar os deficientes é uma direção de desenvolvimento importante para nós”, explicou Ma. “Quando o cão-robô tem a função de visão, audição e diálogo, consegue interagir facilmente com pessoas com deficiência e levá-las ao supermercado ou autocarro”.

Esta equipa não é a única a trabalhar com este objetivo. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia estão a trabalhar num cão-robô com GPS habilitado para laser para o mesmo propósito.

Weilan também tem um modelo de cão “corporativo” maior para inspeção industrial e manutenção de máquinas. No entanto, a empresa está aparentemente focada em diferenciar-se da concorrência, oferecendo um cão-robô disponível comercialmente.

Segundo a empresa, futuras atualizações de software vão incluir a habilidade do robô de latir e, eventualmente, uma função de voz humana para permitir conversas e comandos entre o robô e o seu dono.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …