Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para deficientes visuais.

Embora o design da AlphaDog seja muito semelhante ao do robô Spot da Boston Dynamics – e ainda tenha o mesmo nome de um protótipo anterior da empresa norte-americana -, a máquina de quatro patas da empresa chinesa é voltada para o mercado comercial em vez de empresas

“É realmente muito semelhante a um cão real”, explicou Ma Jie, diretor de tecnologia da Weilan, em comunicado citado pelo TechXplore.

Os criadores do AlphaDog garantem que o robô, que se move a uma velocidade de quase 15 quilómetros por hora, é o robô mais rápido do mercado.

“Consegue prever o atrito e a altura do solo [para] ajustar a sua altura, ajustar a frequência de passada e adaptar-se ao ambiente”, disse Ma Jie.

Os criadores do AlphaDog estão a usar a tecnologia 5G para fazer o robô operar de forma autónoma. Ma, que estudou aprendizagem por reforço na Universidade de Oxford, no Reino Unido, explicou que usou o conhecimento adquirido durante os seus estudos para informar como o cão imita o comportamento de cães reais.

O AlphaDog, que já está à venda na China, vendeu mais de 1.800 unidades no primeiro mês, apesar de ter o custo bastante elevado de 16 mil yuans (equivalente a 2.016 euros).

“Os pedidos são principalmente de criadores de computador, geeks de tecnologia e também crianças, que realmente parecem gostar”, disse Ma.

Embora o AlphaDog não venha com o recurso, os programadores da Weilan esperam que eventualmente consiga ajudar a orientar pessoas com deficiências visuais.

“Ajudar os deficientes é uma direção de desenvolvimento importante para nós”, explicou Ma. “Quando o cão-robô tem a função de visão, audição e diálogo, consegue interagir facilmente com pessoas com deficiência e levá-las ao supermercado ou autocarro”.

Esta equipa não é a única a trabalhar com este objetivo. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia estão a trabalhar num cão-robô com GPS habilitado para laser para o mesmo propósito.

Weilan também tem um modelo de cão “corporativo” maior para inspeção industrial e manutenção de máquinas. No entanto, a empresa está aparentemente focada em diferenciar-se da concorrência, oferecendo um cão-robô disponível comercialmente.

Segundo a empresa, futuras atualizações de software vão incluir a habilidade do robô de latir e, eventualmente, uma função de voz humana para permitir conversas e comandos entre o robô e o seu dono.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …