Eis a velocidade da luz… em câmara lenta

“Supercâmara” capaz de registar 10 biliões de fotogramas por segundo (fps) permitiu capturar o percurso da luz ao longo de uma garrafa, um processo que demora muito menos que um piscar de olhos — 0.000000002 segundos.

A viajar a uma impressionante velocidade de 300 mil quilómetros por segundo, captar a identidade mais rápida do Universo conhecido parece ser impossível.

Na verdade — e apesar de exigir uma tecnologia muito além dos métodos convencionais — não é algo inatingível.

Para realizar a proeza, os The Slow Mo Guys, já conhecidos no Youtube pelas suas “manobras” filmadas de vários fenómenos em alta velocidade, precisaram de uma câmara capaz de um extraordinário registo de 10 biliões de fps — uma taxa de fotogramas cerca de 20 milhões de vezes mais rápida do que a maior velocidade utilizada antes pelo canal, que só foi possível graças a uma colaboração com o Instituto de Tecnologia CalTech.

O objetivo do projeto era capturar visualmente a luz a percorrer o comprimento de uma garrafa, um processo que se desenrola em apenas dois mil picossegundos — ou, por outros números, 0.000000002 segundos.

A câmara utilizada na experiência é desenhada precisamente com o propósito de detetar apenas luz. A garrafa, para fins de visualização, é sobreposta na filmagem na pós-edição.

Da experiência resulta, como se pode observar no vídeo, uma espetacular representação visual do movimento fundamental na física e que influencia conceitos como a dilatação do tempo e a contração do espaço.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.