Eis a primeira megalópole do mundo: 500 milhões de habitantes, 1000 km e 5 países

2

Visit Ghana/Youtube

Primeira megalopólis do Mundo

Quando a urbanização estiver concluída, vai contemplar hotéis, centros comerciais e edifícios de escritórios por toda a a extensão da costa oeste africana.

É um horizonte temporal distante, mas as ambições arquitetónicas e de engenharia justificam-no. A primeira mega cidade do mundo já começou a ser projetada e será capaz de receber algo como 500 milhões de pessoas, quando terminada.

De acordo com o Unilad, a comunidade deverá estender-se ao mil quilómetros pela costa Africana, atravessando cinco países. Especificamente, as construções vão começar em Abidja, na Costa do Marfim, e prolongar-se até Lagos., na Nigéria. Pelo meio, as infraestruturas também se vão erguer pelo Gana, Togo e Benim.

Serão também as cidades costeiras, como Takoradi, Acra, Prampram, Lomé e Cotonu, a receber os principais projetos de desenvolvimento.

Para já, há arranha-céus, hotéis, centros comerciais e edifícios de escritórios por toda a a extensão da costa oeste africana, esperando-se que, à medida que as cidades crescem, a população acompanhe o impulso.

Atualmente, e de acordo com os números providenciados pela Organização das Nações Unidos, África é a casa de 17% da população mundial, com o organismo a antecipar que a demografia do continente cresça em cerca de quatro mil milhões de pessoas até 2100.

Quando esse ano chegar, estima-se que 500 milhões de pessoas vivam dentro do perímetro desta megacidade — a qual vai contar, por exemplo, com uma auto-estrada que vai ligar Abidja a Lagos.

A pergunta que se impõe é: e de onde vem o dinheiro? No caso da autoestrada, uma obra avaliada em 14 mil milhões de euros, terá origem numa recolha de fundos por parte dos responsáveis do Banco Africano de Desenvolvimento, instituição que revela que a obra terá qualquer coisa como seis faixas de rodagem.

O projeto também passa por intervencionar as comunidades mais pequenas e mais desprovidas de recursos, de forma a originar mais oportunidades de emprego, alojamento, atrações turísticas e o outros.

Em declarações ao The Guardian, Howard French, escritor sobre assuntos globais,explicou que esta é uma “megacidade em construção”.

“Este plano tem sido encarado pelos especialistas como uma das regiões mais rapidamente urbanizadas, uma megacidade em construção, ou seja, um grupo grande e densamente aglomerado de centros metropolitanos. Abidjan, com 8,3 milhões de pessoas, será quase tão grande como a cidade de Nova Iorque é hoje.”

ZAP //

2 Comments

  1. Correções: Lagos não é a capital da Nigéria

    “Quando esse ano chegar, estima-se que meio milhão de pessoas viva dentro do perímetro desta megacidade” – Meio mil milhão e não meio milhão

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.