Autoridades egípcias encontram mais 14 sarcófagos selados há 2500 anos

O Ministério de Antiguidades do Egito anunciou, este domingo, a descoberta de 14 sarcófagos na necrópole de Sacará, que estiveram enterrados durante 2500 anos.

De acordo com a agência France-Presse, citada pelo site Science Alert, os 14 sarcófagos foram encontrados há dois dias no mesmo local onde, na semana passada, foram descobertos outros 13 sarcófagos de madeira.

Sacará, ou Sacara, está localizada a cerca de 16 quilómetros das famosas pirâmides de Gizé. Funcionou como necrópole da antiga cidade de Mênfis, que é Património Mundial da UNESCO, e abriga a pirâmide de Djoser.

Fotografias destes caixões de madeira, ainda bem preservados, mostram pinturas ornamentadas, com linhas acastanhadas e azuis, bem como pictóricos hieróglifos.

O ministério egípcio revelou que estão a ser planeadas mais escavações, dada a expectativa de serem encontrados outros sarcófagos no mesmo local arqueológico.

Num vídeo partilhado nas redes sociais a anunciar as novidades, o ministro do Turismo e das Antiguidades, Khaled al-Anani, disse que as recentes descobertas em Sacará são “apenas o começo”.

O Egito tem procurado promover as suas descobertas arqueológicas em todo o país numa tentativa de reavivar o turismo, setor que sofreu com as restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Em julho, as autoridades reabriram as pirâmides de Gizé e outros sítios arqueológicos, após três meses encerrados.

Desde o início da pandemia, o Egito registou mais de 102 mil casos de infeção e 5770 mortes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas não mexam nisso!!! Não é ano para isso. Devolvam tudo para o lugar, coloquem suas máscaras e vão para o botequim tomar cerveja. Mas não abram essaporra!!! Hehehehehe.

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …