Eduardo Bolsonaro publica fotografia falsa da ativista Greta Thunberg

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, provável futuro embaixador do Brasil nos Estados Unidos (EUA) por indicação do seu pai, o Presidente da República Jair Bolsonaro, usou uma imagem e uma legenda falsas para atacar a ativista ambiental sueca Greta Thunberg no Twitter.

Na montagem, Greta Thunberg come confortavelmente num comboio enquanto crianças negras observam da janela, noticiou o Diário de Notícias na quinta-feira.

A imagem foi alterada a partir de uma publicação de Greta Thunberg no Instagram, em janeiro, em que a ativista de 16 anos aparece, de facto, a almoçar num comboio. Contudo, a paisagem na janela é de apenas algumas árvores e não das crianças da fotografia falsa.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1177039211121303552

“Vocês roubaram minha infância… disse a garota financiada pela Open Society de George Soros”, é a legenda escolhida por Eduardo Bolsonaro para ilustrar a imagem alterada.

A ligação de Greta Thunberg a George Soros também é falsa – de uma imagem dela com Al Gore, o antigo vice-Presidente dos EUA e ativista ambiental, foi feita uma montagem dela com o empresário em causa.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Será que não percebem que a montagem é irónica? Acho que as pessoas já não sabem o que é o sarcasmo! De qualquer forma, a menina não deixa de estar a ter uma vida com o conforto que todas as crianças deveriam ter… e não deixa de estar rodeada por plástico e outras porcarias… É como as coisas têm funcionado, e até as próprias pessoas que criticam estes consumos acabam também elas por fazer o mesmo, mesmo que inadvertidamente. Acordem! é preciso realmente mudar, mas com a devida seriedade e também sabendo distinguir o que é montagem do que é sarcasmo (neste caso são as duas coisas, havendo a tendência para as confundir!)

      • Eu disse que estava desculpado? Julgo que não…. Pode ter usado a fotografia para denegrir mas a rapariga não deixa de estar a realizar consumos coniventes com os da sociedade actual. Não estou a defender nem a acusar ninguém, muito menos uma miúda. Só gostaria que as pessoas estivessem mais atentas à informação e desinformação. As coisas não são pretas ou brancas. Não é sim nem é não em absoluto. Tudo pode ser relativo! Quanto ao tal sr. Bolsonaro Junior ou lá o que é, nem sequer o conheço e nem vou inferir que tenha inteligência ou não lá por ser da família de quem é… Acho que isso pode ser muito redutor. Mas se calhar o sr. Mais atento ainda poderá até ter razão. Não sei!

    • E mais….Não acredito que a “inteligência” de alguém com esse sobrenome permita usar uma figura de estilo com é o sarcasmo…Acredito que o tenha feito sim, para tentar denegrir, isso já é mais coerente com o nobre nome do Sr Eduardo…

  2. O PIOR está para vir na vida desta miúda, graças aos Pais e Sponsors com pouco decoro que a utilizaram com fins pouco “transparentes” . Esta adolescente vai ser confrontada no dia a dia, a perseguição dos paparazzis, em espera de qualquer acto ou declaração que vá contra ao que ela apregoou. Estamos para ver quem realmente lhe “roubou a infância” !!!

    • Sim, claro. se os sponsors fossem o Bolsonazi, o Tramp e o Putinas, estaria tudo bem. Ou talvez uma qualquer petrolifera…
      Falando a sério…Não sei bem quem se aproveitará dela, mas sei quem se incomoda com ela…

      • Sejam quais forem os “Sponsors”, caro Amigo; a situação não seria melhor como o Sr. pretende !…… A População Mundial não esperou por esta garota para denunciar a calamidade ambiental, a qual nós somos expostos. milhares de vozes se fizeram entender nesse sentido , há Anos a fio !..Incomodados estamos todos nós, com a realidade ambiental, não com esta garota !

        • Concordo, em tudo o que diz. Infelizmente muito pouca gente (nas quais me incluo), pois estou a usar um PC, para além de muitas outras coisas, consegue viver de maneira a não causar dano ao planeta…. Mas gosto principalmente de ver a moda das greves às aulas brandindo smartphones, que claro…são extremamente ecológicos na sua produção. Há que perguntar a um(a) jovem se estão dispostos a não comprar mais smartphones, por exemplo…a resposta será: “Mas isto não é prejudicial ao ambiente!!!”

        • (Cont) mas atenção, eu sei que não conseguiria viver sem as “mordomias” que a modernidade tráz, só acho que há muita “virgem ofendida” com os que se faz ao ambiente, mas na realidade pouco disposta está a realmente fazer algo por ele. Eu Faço algumas coisas pelo ambiente, mas são ínfimas para o que o planeta precisa…

          • Não tenha duvida, a garotada manifesta faz “greves”, berra alto e forte, etc…. Mas peça-lhes para abdicarem das tecnologias, tabaco, pópós, bifinho no prato, e verá que todos se calam !

RESPONDER

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …