EDP vai pagar 14 milhões a administradores (só Mexia leva 7 mil euros por dia)

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

Os accionistas da EDP aprovaram alterações na política de remunerações, dando o seu aval aos aumentos salariais no Conselho de Administração Executivo. Feitas as contas, a empresa deverá gastar 13,9 milhões de euros – só António Mexia leva para casa sete mil euros por dia.

De acordo com o Jornal de Negócios, estes aumentos foram aprovados na terça-feira, na Assembleia Geral da EDP, com 99,65% do capital representado.

O salário fixo de António Mexia, presidente executivo da EDP, passa assim de 600 mil para 800 mil euros por mês, faltando contudo acrescentar as partes variáveis anual e plurianual.

Ao todo, Mexia pode amealhar, no máximo, 2,6 milhões de euros, caso cumpra os objectivos definidos, ou seja, mais 31% face ao que auferiu em 2015.

Os vencimentos do administrador financeiro, Nuno Alves, e do administrador da EDP e presidente executivo da EDP Renováveis, João Manso Neto, sobem dos 480 mil euros para os 560 mil euros cada um. No global, agregando as partes variáveis, os dois podem averbar 3,6 milhões de euros no fim do ano.

Também os elementos do Conselho Geral e de Supervisão (CGS), onde tem lugar Eduardo Catroga, além de representantes dos accionistas e membros independentes, serão aumentados. No caso de Catroga, o vencimento passa de 490,5 mil para 515 mil euros.

Feitas as contas, “a EDP pretende gastar 13,9 milhões de euros com o Conselho de Administração Executivo em 2016″, salienta o Dinheiro Vivo, lembrando que, no ano passado, os gastos se situaram nos 10 milhões de euros.

A proposta de aumentos da Comissão de Vencimentos da EDP foi justificada com a necessidade de “alinhar a actual política com as praticadas no mercado”, conforme se nota num estudo encomendado pela empresa.

ZAP

46 COMENTÁRIOS

      • Diz qual é a alternativa viável e barata para a EDP, tendo em conta que a electricidade é um bem essencial e deveria ser “mais” regulado e ser uma empresa estatal a ditar as regras do mercado (preços justos e ajustados à realidade económica do país) e não uma empresa privada…

        • Eu era cliente da EDP na eletricidade e da GALP no gás natural, um dia vieram 2 comerciais à porta com falsas promessas que ía poupar cerca de 40% nos 2 serviços e mudei para a GALP… foi a maior asneira que fiz. Passei a receber faturas de quase o dobro por mês. Aguentei a situação de Maio a Agosto de 2015 e todos os meses era a mesma coisa. Em Agosto voltei a mudar os 2 serviços para a EDP . Na EDP disseram-me que não era preciso ir à GALP, pq iam buscar os dados à Galp e eles faziam o mesmo com a EDP. Pois a GALP cancelou no sistema o serviço do gás, mas continuou a mandar-me faturas da eletricidade. Tratei da mudança dos 2 serviços no mesmo dia. Comecei a ser fornecida no dia 4 de setembro de 2015 no gás e na eletricidade no dia 12 de setembro. Continuam a enviar-me cartas com faturas da eletricidade todos os meses… já fui à loja da Galp N vezes, já liguei para eles tantas vezes que perdi a conta, já ameacei com a imprensa e com a DECO… têm reclamações no sistema, já me ameaçaram várias vezes com cortes no fornecimento, já discuti várias vezes com eles e ainda hoje, recebi nada mais nada menos que 7 cartas da GALP cada uma com uma fatura para eu pagar. Qdo tinha só o gás na Galp o máximo que paguei não chegou a 16 euros. Tenho faturas em divida na Galp cerca de 800 euros desde Setembro de 2015, altura em que comecei a pagar à EDP. Só tenho uma casa e um serviço de gás e outro de eletricidade. Estou a ser servida pela EDP, não vou pagar à Galp as faturas que me enviam. Hoje foram exatamente 7. Cada vez que tenho ido à loja da GALP para reclamar, assisto sempre a várias pessoas tb a reclamar. Eu pergunto; ENVIAM-ME FATURAS BASEADOS EM QUE LEITURAS? EU NÃO LIGO PARA LHAS DAR, A EDP VEM FAZER A CONTAGEM, MAS TB NÃO LHAS DÁ, PQ O MEU SERVIÇO ESTÁ COM ELES.

  1. Só consomes da EDP porque queres, deixa-me rir realmente é por isso que o Pais está na merda, quando a pessoas do povo que assim falam está tudo dito.
    Olhe lá se os ordenados estão congelados a vários anos para o comum do povo acha bem EDP AGUAS GASOLINEIRAS ETC,ETC todos os anos alias agora até varias vezes ao ano aumentarem a seu belo prazer só por serem independentes, pois é amigo o mal foi vendermos tudo ao desbarato a estes abutres onde alguns ganharam milhões pela porta do cavalo e agora estão por ai os resultados sem nada podermos fazer pois quando se trata de aumentos são independentes mas quando precisam vão mamar ainda mais ao estado.
    Quanto as outras empresas o amigo no fundo está tudo concertado dentro dos mesmos preços e funciona tal e qual as gasolineiras exemplo com que o Pais não aprendeu nada.

  2. Mais este senhor deve assinar com tinta de ouro pois não vejo outra maneira de os papeis que assina valerem assim tanto, por isso é que tem de aumentar todos os anos a que dar agua aos mamões que temos por cá e que são as carradas ao contrario de alguns anos atrás que eram apenas alguns.
    7 mil euros por dia, ainda gostava de ver explicada qual a razão deste valor será que dá a EDP pelo menos 100 mil euros por dia para justificar este valor, duvido.

  3. Os traidores da nação e do povo que deram a edp por patacas aos chineses…… têm de ser bem pagos.
    antigamente os traidores eram julgados, hoje são elogiados e bem pagos, assim vai o “reino dos otários e dos mémés!!!!!

  4. O homem até deve cagar lagostas e caviar, tal a riqueza que produz, o mijo deve ser algum elixir da juventude, vendido depois aos chinocas por milhões.
    Quem é que consegue produzir o que quer que seja, para merecer um vencimento destes???? Faz lembrar a história do Samora Machel que dizia que o povo tinha de trabalhar 24h por dia mais 3 de noite, este deve ser assim, ou então até quando dorme está a trabalhar…. Qual será o banco onde o sr. tem os milhões, será no Novo Bancus????? ou será no próximo a falir….

    • Falas por ti, certamente!…
      Deve ser mesmo triste seres tão lerdo, mas, tal como tu dizes, é porque mereces!…
      .
      Isto da EDP é mais uma burla internacional, onde as instituições europeias (e a máfia do FMI, etc),”obrigaram” Portugal a privatizar pois o Estado Português não podia ter o monopólio da energia – mas não viram qualquer problema em entregar esse monopólio ao Estado Chinês!…
      Grandes lideres…
      Também é engraçado ver que, além de terem ficado com uma empresa do povo por meia-dúzia de tostões, a EDP agora não quer colaborar na tarifa social – mas para os administradores e acionistas, não falta dinheiro!!
      Ao “negociador” do PSD (Catroga), também lhe saiu o euromilhões nesta burla, perdão neste excelente negócio que ajudou a fazer!…
      .
      Agora é continuar a aplaudir e a seguir a receita da Troika, que tão bons resultados tem trazido…

  5. É uma vergonha, a discrepância que existe nos salários de quem é sério e dos só sabem roubar, e, que através desses atos ilícitos são tão premiados…………………..

  6. Mesmo atendendo a que sendo tudo declarado às finanças (as mordomias?) é uma ofensa a quem trabalha.

  7. Sem por em causa a competência do Drº Mexia, será ético haver pessoas que ganham num dia o que muitos não ganham num ano?

    • A diferença é que para aqueles a quem é atribuído um chorado vencimento igual ao salário mínimo, o dia só tem 24 horas. Para o Sr. Mexia, o dia tem 86.400 segundos. Entende a diferença?

  8. Os culpados destas obscenidades somos nós, que votamos nestes políticos sem vergonha, que permitem estes abusos!!

  9. Cada povo tem o que merece. A solução teria que ser igual aquela que se comemora no próximo dia 25 mas até os protagonistas foram hoje reduzidos a meninos que brincam com armas e também reclamam por mais mordomias.

  10. Os escandolosos custos de interesse energético, permitidos pela máfia que nos desgoverna , somado àopacidade destas empresas e a fraca intervenção dos accionistas na governança, nada questionando, etc levam a isto. Tudo o mais é sem vergonha e falta de ética. Saiam mais umas comendas. ..

  11. A EDP tem 3.000.000 de clientes. Numa conta grosseira dividindo pelos 14 milhões só destes honorários, cada um dos clientes está a pagar apenas … 4,67€/ano. É destes negócios “certinhos” e “essenciais” que a CE e os MERCADOS gostam de ver sair da esfera pública. Ser accionista ou administrador destas empresas é melhor do que ir às rifas da feira: dá sempre “prémio” … e mais uns trocos !!

  12. Estes comentários espantosos! Mas porque raio o salário dos privados mexe tanto com as pessoas, por acaso somos obrigados a contribuir? Quem comenta também fica indignado com os salários de jogadores de futebol, actores e músicos famosos, empresários de sucesso… é que não vejo razão para isso acontecer. Se pagam esses salários é porque podem, se não podem pagar o problema é deles.
    A mim o que me choca é o dinheiro (de todos nós) mal gasto. Ainda ontem se falava da RTP, mas podemos falar de faqueiros, quadros Miró, salários, subvenções e mordomias para todos os gostos, ajudas de custos de todas as cores, europeus de futebol, capitais da cultura , submarinos, despesas em pornografia e afins de um antigos maestro, parque escolar, swaps, parcerias público privadas, aumentos salariais de magistrados, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc,etc, etc,etc,etc,etc,etc,etc………

  13. as empresas deveriam ter um ordenado maximo e nao poderiam passar dai. é um escalabro estes ordenados. será que os restantes trabalhadores (os verdadeiros trabalhadores que andam a fazer buracos, a arranjarem as avarias, etc) também tiveram aumentos? claro que nao. só ha aumento para as cabecinhas pensadoras. por isso é que pagamos a luz a este preço. mesmo que se mude de operador é a mesma coisa. ainda dizem que nao podem baixar o preço da luz por assim perdem dinheiro. só a chapada a estes gajos.

  14. Meus senhores não sejam invejosos,o Sr.Mexia pela minha parte até pode ganhar 10 ou 12 mil euros por dia ,a mim não me faz diferença nenhuma,o que me faz diferença é eu não ganhar o mesmo isso sim,o que ganham os outros não me diz respeito.Ok.Ok.Ok.TÁ BEM.

  15. Por muito esforço que faça, não entendo.
    Mas o mais gritante é que os representantes do ZÉ POVO e aqui vamos deixar as BANDEIRAS à porta do PARLAMENTO, não produzam Leis que inviabilizem este tipos de desmandos, que são um atentado ao POVO que labuta dia após dia, para lhe ser pago o salário de 500.00€ mensais

  16. Ah…
    E não se esqueçam que os parasitas da Comissão Europeia (os mesmos que disseram para privatizar (dar) a EDP), acham que o aumento do salário mínimo nacional de 600€ até 2019 é muito elevado!…
    Que brincalhões!…

  17. Vocês acham que os outros operadores são diferentes da EDP, ou seja, não pagam também brutos salários…
    Vejam aqui: http://economico.sapo.pt/noticias/ceo-ganham-30-vezes-mais-que-os-trabalhadores_225733.html
    “Para as empresas espanholas essa diferença é de 84 vezes, segundo cálculos baseados em dados da mesma fonte. Este valor foi inflacionado pelo pagamento de mais de 12 milhões de euros auferido pelo antigo CEO da Endesa aquando da sua saída. Com este valor e o montante pago ao actual CEO, que assumiu funções no decurso de 2014, a eléctrica apresenta uma disparidade de 200 vezes. ”

    Agora, se disserem que foi errado privatizar a EDP, concordo, ao menos tínhamos controlo nos preços da electricidade cá em Portugal…

  18. Aludindo ao título (só Mexia leva 7 mil euros por dia), já temos o CR7 (milionário) no futebol acho que ao sr. (novo-rico) Mexia poderia começar a ser apelidado de:

    ”’AM7”’

  19. Como muitos tem escrito várias asneiras, convém esclarecer que EDP e REN não são a mesma coisa!!
    E, claro que os outros operadores são iguais ou piores do que a EDP, o problema é que a EDP é o maior, e, uns fracos parasitas incompetentes decidiram entregar o seu centro de decisão a chineses (e agora anão podemos fazer nada em relação a mais este escândalo)!
    É agradecer a quem tirou a centro de decisão da mais importante distribuidora de energia eléctrica em Portugal aos portugueses, para o entregar aos chineses (por uns trocos)!!

  20. Sem estudos e formação não difícil atingir todos os objetivos, basta recorrer a bizarras justificações para criar aumentos aos consumidores. As barragens cheias, eventuais fornecimentos de energia a low cost através das centrais nucleares vizinhas e a queda do preço do petróleo está na cara qual é o objetivo.
    Isto acontece porque continuamos a ser um povo de brandos costumes. O ordenado mínimo nacional não chega?

  21. O Mexia ganha num dia, mais do que a maioria dos portugueses ganham num ano.
    É uma vergonha.
    Andamos nós a sustentar estes ……….. Sim é esse o nome que se dá aos diversos Mexias que abundam neste pobre país

  22. O que esse fulano leva para casa diz respeito só aos acionistas? Não concordo! Diz respeito também aos explorados/espoliados que cada dia que passa sentem esses exploradores ardilosos irem-lhes aos bolsos. Mexe-nos no bolso sim! Isso de mercado livre da energia, é uma treta! Eles consertam as tarifas no mais alto preço e o povo paga. Assim é fácil contentar os acionistas!! Qual é o investidor que não quer ter lucro? Mas que modus-operandi tão ignóbil. Que nojo!!!

  23. O preço da energia não se austa ao rendimento das famílias e por isso morrem tantos idosos no inverno com doenças relacionadas com casas húmida e frias
    Os políticos nunca olharam pelas populações neste aspecto da energia. Por exemplo a França tem energia mais barata e salários 3 vezes superiores.
    E sempre resultado de decisões políticas. Mas os políticos são eleitos pelas pessoas e o facto é que são os pobres que os elegem…

RESPONDER

Violência doméstica: 18 mulheres assassinadas este ano

18 mulheres foram assassinadas e 23 foram vítimas de tentativa de homicídio em 2017, ano que apresenta a taxa mais baixa de incidência dos últimos 14 anos registada pelo Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA). "É o …

Mais de um mês depois dos incêndios, dois homens continuam desaparecidos

Os incêndios de 15 de outubro fizeram mais de 40 mortos e, mais de um mês depois da tragédia, duas pessoas continuam desaparecidas. A PJ está a cargo das investigações, com o auxílio do Laboratório …

Decisão de mudar Infarmed para o Porto é ilegal

A decisão do Governo de mudar a sede do Infarmed de Lisboa é ilegal porque os trabalhadores não foram consultados sobre este processo. Um dado avançado pelo jornal i quando é certo que mais de …

Caso de legionella identificado em Coimbra

Um homem está internado no Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com o vírus da legionella, disse à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Segundo a mesma …

O fim do corte no subsídio de desemprego é meu!

Esta quarta-feira, foi aprovado o fim do corte de 10% no subsídio de desemprego, mas o que animou o debate foi a discussão entre PCP e Bloco de Esquerda sobre a proposta que deveria ser …

Governo admite que o preço da água pode subir

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, admitiu esta quinta-feira que o preço da água pode vir a subir, mas garante que as tarifas se vão manter no próximo ano, porque "já estão aprovadas". À …

Puigdemont renuncia à pensão de ex-presidente catalão e não aceita destituição

Carles Puigdemont renunciou à pensão a que tem direito como ex-presidente do governo catalão, não aceitando a sua destituição e considerando que ainda dirige o executivo "legitimo" daquela região espanhola. "O Estado continua a ser uma …

Árbitros “adiam” pedido de dispensa por 20 dias

Os árbitros de futebol, assistentes e estagiários decidiram, esta quarta-feira, entregar os pedidos de dispensa, mas dentro do prazo regulamentar de 20 dias, viabilizando assim a realização da próxima jornada. Em comunicado enviado à agência Lusa …

José Sócrates acusa o Ministério Público de manipulação

De novo no Youtube, o ex-primeiro ministro tem usado a plataforma para falar sobre as acusações de que é alvo. No mais recente vídeo, José Sócrates "desvenda" os truques da acusação. O mais recente vídeo de …

Ninguém consegue explicar os 64 misteriosos estrondos que se ouviram no céu este ano

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já se registaram 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino …