Rapaz que atira gato da varanda retirado de livro escolar

Um livro escolar de Físico-Química com um exercício em que um rapaz atira um gato de uma varanda está a causar polémica e uma onda de protestos nas redes sociais. A editora responsável já pediu desculpas e anunciou a retirada do exercício do livro.

O livro, intitulado “Zoom”, é um caderno de exercícios da disciplina de Físico-Química para os alunos do 9º ano e foi composto pela Areal Editores. A publicação ainda não tinha sido posta à venda, o que deveria ocorrer a partir de Agosto próximo, mas foi distribuída pelos professores para que estes o analisassem.

Terá sido, eventualmente, um destes docentes a divulgar numa página do Facebook o teor do exercício, transcrito pelo Público: “O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a cinco metros do solo“.

Esta formulação do problema de Físico-Química em que se pedia aos alunos que indicassem “qual a intensidade da força aplicada ao gato durante a queda” e “o valor da velocidade” a que isso acontecia tem sido muito comentada e criticada pelas redes sociais.

O coro de protestos levou a Areal Editores a pedir desculpas, através da sua página do Facebook, falando de “um exemplo infeliz” e notando que “o importante é que o erro cometido possa contribuir para melhorar” o seu trabalho.

Entretanto, um dos responsáveis da Editora, Diogo Santos, refere ao Público que “este exercício não vai constar da versão destinada aos alunos”.

“O livro foi só distribuído a professores, não se encontrando ainda à venda”, acrescenta o responsável, frisando ainda que “foi revisto por três pessoas e ninguém se apercebeu da situação“.

Os cadernos de actividades, contrariamente aos manuais escolares, não passam pelo aval do Ministério da Educação e Ciência (MEC), salienta o Público, a quem uma fonte do ministério salientou que o MEC “não se identifica com o teor do exercício apresentado, do qual não tinha conhecimento”.

“O exercício não respeita os valores fundamentais da nossa sociedade”, acrescenta a fonte do MEC.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Será que estas criaturas não se aperceberam que se trata de uma equação matemática ? Já cá faltava a defesa dos animalsinhos. Sim, deve pertencer àquela turba de indignados (minorias pois claro) que querem impôr as suas ideias à maioria que gosta de touradas e outras similares. Devo acrescentar que sempre tive animais, caes,gatos, papagaios e até grilos e sou sempre pela defesa dos mesmos mas não quero impôr nada a ninguém. Sabem que mais, dediquem-se à pesca ou não porque aí também estão a matar os coitados dos peixinhos, mas que sabe bem um peixinho grelhado, isso sabe e então que dizer a uma lagosta ?

  2. “foi revisto por três pessoas e ninguém se apercebeu da situação“. Dizem eles!
    Pagaram a 3 imbecis e ficaram sem a edição. Com revisão, fotocomposição e gráfica, não ganham para as despesas. É melhor fecharem a porta da editora!

  3. Meu Deus, anda tudo tolo! As pessoas não terão mais que fazer do que debruçar-se sobre coisas banais. De hoje em dia critica-se apenas… porque sim. Critica-se tudo e todos sem qualquer lógica ou razoabilidade. Mas será que algum aluno do 9 ano, que viesse a ler tal exercício, iria colocar isso em prática? Não saberia discernir a sua finalidade? Mas estamos a falar de adolescentes com 14/15 anos ou de crianças do infantário? E se fosse, por exemplo, para calcular a velocidade do tiro que o tio Abel deu numa perdiz?

  4. Pela retrógrada mentalidade que revelam, CRAMAL e JOMA é que deveriam ser largados da varanda, não a 5, mas a 25 metros do solo.

  5. Ui… só 25m? isso é pouco ó CARZEN. A minha mente é retrógrada mas a tua é tão evoluida que não consegues interpretar aquilo que eu escrevi! Eu, por acaso, disse algo que pudesse por em causa a integridade (ou a vida) dos animais? Não te venhas armar em arauto dos direitos dos bichos porque, se calha, não o és mais do que eu. Será que não entendeste a ideia? Eu resumo: Não é pelo facto de um exercício ter tal redacção que um adolescente vai atirar com um gato de uma varanda; estamos a falar de pessoas com 14/15 anos, pessoas que têm uma percepção e maturidade bem diferente de uma criança da pré.

  6. Realmente o teor é de mau gosto, embora o exercício seja interessante.
    Eu sugiro que se diga assim. Ia um gato a passar de um telhado para outra a 5 m de altura quando caiu…. etc etc etc e resolva-se o exercício.

  7. Primeiro, a “maioria” não gosta de touradas – a menos que se esteja a referir a maioria da AR. Segundo, as equações não são inocentes, nem o exemplo é de mau gosto: um judeu atirado de 5 metros de altura faz uma poça de sangue de 1,5 metros de diâmetro; se forem atirados dois judeus, qual é o diâmetro da poça de sangue?

  8. Se estão ainda com dúvidas quanto à razoabilidade da denúncia, ao em vez de gato coloquem irmão, uma vida deve ser respeitada onde quer que seja. A pessoa que imaginou este exercício não é digna de respeito!!!

RESPONDER

Plutão pode esconder um oceano líquido debaixo de uma camada de gás

Uma das características mais marcantes de Plutão é o seu coração, também conhecido como Tombaugh Regio, uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 quilómetros de diâmetro. O seu lobo esquerdo, o Sputnik Planitia, é …

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …