Imóvel no Porto está praticamente concluído mas falta perceber para que servirá. Hospital é hipótese abordada há muito, mas poderá ser hotel.
É um assunto em destaque no Jornal de Notícias desta segunda-feira e não é um contexto muito habitual: um edifício cujo destino não é conhecido.
O imóvel situa-se no Porto, na zona de Campanhã, muito perto do Estádio do Dragão. Quem passa na zona, quer pelas ruas perto do recinto do Futebol Clube do Porto, quer pela auto-estrada, vê perfeitamente o novo e grande imóvel.
Para quem vê de fora, parece praticamente pronto. Também já existem ruas à volta, preparadas, e sinais de trânsito. Estaria próxima a eventual inauguração – mas ainda não se sabe para que servirá o novo edifício.
Há muito se fala entre a população local que será um hospital privado. O alvará que entrou nos processos do gabinete de Urbanismo da Câmara do Porto indica que aquele edifício será realmente um hospital.
No entanto, o prédio foi vendido já durante as obras. Domingos Névoa comprou o imóvel à construtora ABB – Alexandre Barbosa Borges e pretende que o edifício seja hotel, aparthotel e clínica.
Isso irá contra o Plano Diretor Municipal e a Câmara Municipal do Porto avisou na altura que seria “impossível” que fosse inaugurado um hotel ali.
Domingos Névoa insistiu e pediu a revisão da qualificação do solo do local do edifício, mas a autarquia rejeitou novamente a sua intenção.
Fonte da Câmara Municipal do Porto garantiu ao jornal que se mantém o alvará para a construção de hum hospital naquele edifício. Os serviços da autarquia poderão receber ainda um novo pedido de licenciamento ou um pedido de informação prévia.
Ainda não foi entregue a versão final do projecto de arquitetura.