Edifício de 2 andares com 2.500 anos em Badajoz surpreende arqueólogos

Um grupo de arqueólogos descobriu em Badajoz, no Vale do Guadiana, um edifício com 2500 anos e dois andares, no qual foram identificadas técnicas e materiais que se pensavam terem sido usados muito mais tarde.

Os investigadores do Instituto de Arqueologia do Conselho Superior de Investigações Científicas da Estremadura trabalham nesta escavação desde 2015 e ficaram surpreendidos com a riqueza dos materiais encontrados e o extraordinário estado de conservação do edifício.

Os especialistas ainda só trabalharam 10% da área da escavação mas garantem que esta descoberta é “única” e “extraordinária”.

Todos os tipos de joias, pontas de lança, contentores, sementes e restos de tecido, grades ou enormes caldeirões de bronze encontrados trazem novas informações sobre a cultura daquela civilização – os tartessos.

Uma escada com dois metros e meio liga os dois andares do edifício, com cerca de um hectare, o maior alguma vez localizado naquela época (1000 a.c a 550 a.c.).

“A escada é um elemento arquitetónico único de uma coisa que não acreditávamos que pudessem executar nesta época. Há escadas no início da história da Península Ibérica, mas de tempos posteriores. Neste tempo as escadas tinham dois ou três degraus de pedra”, afirmou Esther Rodriguez ao jornal El País.

“Neste caso são, pelo menos, 10 degraus, com dois metros de comprimento, 40 centímetros de largura e 22 de altura. Os cinco primeiros estão cobertos por placas de ardósia e os inferiores são feitos de uma cantaria quadrangular com argamassa de granito esmagada e envolta em cal”, adiantou.

Nas escadas, foram ainda encontradas imagens de dois cavalos mortos, que representam luxo e a imagem de uma vaca, que terá sido consumida numa festa.

Santi Burgos

-

“O mais surpreendente foi a profundidade da escadaria, dois metros e meio abaixo do solo, o que significa que estamos a aceder a um piso superior, o que o torna o primeiro edifício de dois andares descoberto até agora nesta época”, destacou Sebastian Celestino.

“Já se tinha especulado sobre a existência deste tipo de edifícios na época Tartéssica, mas nunca tinha sido encontrado nenhum”, conclui o arqueólogo.

A maioria dos edifícios daquela época localizados no Vale do Guadiana, foi demolida pelos seus próprios residentes, que preferiram destruí-los a vê-los ser saqueados pelos povos do norte, de etnia celta.

 

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lay-off simplificado estende-se a empresas de carnes e cervejas

O 'lay-off' simplificado vai voltar a estar disponível para empresas que estão a registar quebras de faturação significativas devido à pandemia, mesmo que não estejam encerradas. Segundo referiu ao ECO a Confederação do Comércio e Serviços …

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …