Edifício de 2 andares com 2.500 anos em Badajoz surpreende arqueólogos

Um grupo de arqueólogos descobriu em Badajoz, no Vale do Guadiana, um edifício com 2500 anos e dois andares, no qual foram identificadas técnicas e materiais que se pensavam terem sido usados muito mais tarde.

Os investigadores do Instituto de Arqueologia do Conselho Superior de Investigações Científicas da Estremadura trabalham nesta escavação desde 2015 e ficaram surpreendidos com a riqueza dos materiais encontrados e o extraordinário estado de conservação do edifício.

Os especialistas ainda só trabalharam 10% da área da escavação mas garantem que esta descoberta é “única” e “extraordinária”.

Todos os tipos de joias, pontas de lança, contentores, sementes e restos de tecido, grades ou enormes caldeirões de bronze encontrados trazem novas informações sobre a cultura daquela civilização – os tartessos.

Uma escada com dois metros e meio liga os dois andares do edifício, com cerca de um hectare, o maior alguma vez localizado naquela época (1000 a.c a 550 a.c.).

“A escada é um elemento arquitetónico único de uma coisa que não acreditávamos que pudessem executar nesta época. Há escadas no início da história da Península Ibérica, mas de tempos posteriores. Neste tempo as escadas tinham dois ou três degraus de pedra”, afirmou Esther Rodriguez ao jornal El País.

“Neste caso são, pelo menos, 10 degraus, com dois metros de comprimento, 40 centímetros de largura e 22 de altura. Os cinco primeiros estão cobertos por placas de ardósia e os inferiores são feitos de uma cantaria quadrangular com argamassa de granito esmagada e envolta em cal”, adiantou.

Nas escadas, foram ainda encontradas imagens de dois cavalos mortos, que representam luxo e a imagem de uma vaca, que terá sido consumida numa festa.

Santi Burgos

-

“O mais surpreendente foi a profundidade da escadaria, dois metros e meio abaixo do solo, o que significa que estamos a aceder a um piso superior, o que o torna o primeiro edifício de dois andares descoberto até agora nesta época”, destacou Sebastian Celestino.

“Já se tinha especulado sobre a existência deste tipo de edifícios na época Tartéssica, mas nunca tinha sido encontrado nenhum”, conclui o arqueólogo.

A maioria dos edifícios daquela época localizados no Vale do Guadiana, foi demolida pelos seus próprios residentes, que preferiram destruí-los a vê-los ser saqueados pelos povos do norte, de etnia celta.

 

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …