Edgar não sabe se Coreia do Norte é uma ditadura, Marisa não tem dúvidas

Esquerda.Net / Flickr

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (BE)

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (BE)

Num debate tenso entre os candidatos presidenciais de esquerda, Edgar Silva passou o tempo a tentar mostrar diferenças face ao pensamento da candidata apoiada pelo Bloco.

O Diário de Notícias refere mesmo que “no historial dos debates eleitorais entre personalidades do PCP e do Bloco nunca houve um tão crispado” como o desta quarta-feira à noite entre o comunista Edgar Silva e Marisa Matias – uma agressividade que parece refletir diretamente o mal-estar entre as duas forças durante as negociações da plataforma política com o PS.

A começar com o Orçamento Retificativo, Marisa Matias afirmou ter achado “estranho” e até “surpreendente” que Edgar Silva desse o “benefício da dúvida” ao OE feito para acomodar a resolução do Banif. O candidato comunista respondeu tenso: “É não conhecer a Constituição da República [dizer] que nunca se colocaria a assinatura” no orçamento, ao que a candidata do BE esclareceu que sabe “muito bem” que, se a AR se pronunciasse num determinado sentido, teria de o promulgar.

Edgar Silva admitiu que não colocaria de parte a hipótese do veto político e de devolver o orçamento ao Parlamento, estando em causa a “injustiça clamorosa” de obrigar os contribuintes a “despejar mais dinheiro na falência de um banco”. Contudo, justificou o “sentido de responsabilidade” que o levaria a aprovar o OR: “Numa situação extrema, que poderes tinha o Presidente senão, em última instância, viabilizar este orçamento? Demitia-se ou dissolvia a Assembleia?”

Marisa Matias defendeu que é “preciso uma Presidente que se bata pelo país, que o defenda em todos os momentos, mesmo os mais difíceis” e que “a posição da maioria e do Governo” era a da integração do Banif na Caixa Geral de Depósitos, o que “seria uma mensagem forte para Bruxelas da Presidente”.

A Coreia do Norte é uma ditadura ou uma democracia?

O anúncio de Pyongyang de que teria feito detonar a sua primeira bomba de hidrogénio levou o jornalista João Adelino Faria a indagar os candidatos sobre o regime oficialmente socialista, de partido único e com graves violações dos direitos humanos da Coreia do Norte. “A Coreia do Norte é uma ditadura ou uma democracia?”

Marisa Matias respondeu prontamente: “considero a Coreia do Norte uma ditadura que ataca o seu povo“.

Já o comunista Edgar Silva hesitou. Começou por defender que um Presidente da República deve ter relações de cooperação com todos os países, independentemente da avaliação “subjetiva” que faz desses mesmos Estados, e reconheceu que em vários países do mundo existe um “insuficiente respeito pelos direitos humanos”.

Pressionado a avaliar a democracia na Coreia do Norte, o candidato comunista acabou por responder: “Não vejo que seja um privilégio da Coreia do Norte“.

Ainda no campo da política internacional, ambos concordam com políticas de desarmamento, de cooperação e de paz.

O candidato do PCP tentou pôr em dúvida que, em Bruxelas, Marisa Matias tenha votado contra a invasão da Líbia. “Votei contra e o voto foi nominal”, respondeu a eurodeputada. “Convém verificar”, retorquiu Edgar.

Já perto do fim, o candidato do PC aproveitou uma pergunta sobre o euro para reforçar que se trata de uma área em que o seu pensamento “é muito diferenciado” da posição do Bloco, já que os comunistas põem claramente em cima da mesa a hipótese de Portugal sair da moeda única.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Estes dois candidatos a nada ainda nem sequer sabem por quem irão desistir caso haja segunda volta, quanto ao modelo de países ditadores talvez já tenham uma escolha mais afinada.

  2. É assim:
    – O mundo está dividido entre Bons e Maus
    Do lado de cá somos Bons. É a democracia.
    Do lado de lá são os maus. É a ditadura.
    Os maus não podem ter material bélico:- É um perigo para a humanidade.
    Os Bons podem ter todo o material bélico que quiserem incluindo a bomba H. São muito responsáveis. Não há perigo nenhum. É para defender a democracia.
    É assim que qualquer dia, este pobre PLANETA vai pelos ares…

  3. O problema da esmagadora maioria das pessoas, é sempre a ignorância…
    Se sentem uma alguma simpatia por determinada ideologia,
    seja qual for, passam a defender todos aqueles que pertencem
    ao seu clube, independentemente dos valores dessa mesma pessoa…
    Pura ignorância…
    ACORDEM!

RESPONDER

PSD/CDS apresenta queixa na CNE contra presidente da Câmara de Paredes

A coligação PSD/CDS apresentou uma queixa na CNE contra o presidente da Câmara de Paredes, no distrito do Porto, por ter usado meios da autarquia na campanha do PS. A coligação PSD/CDS-PP que concorre à Câmara …

Os perfeccionistas têm mais tendência a desistir dos seus objetivos

As pessoas perfeccionistas têm mais tendência a encarar os seus problemas como situações fora do seu controlo, de acordo com um estudo recentemente publicado no Journal of Clinical Psychology, que também explora o porquê de …

Astrónomos mapeiam grãos de poeira interestelar na Via Láctea

Entre as estrelas da Via Láctea, grandes quantidades de pequenos grãos de poeira flutuam sem rumo. Apesar de formarem os blocos de construção de novas estrelas e planetas, ainda não se sabe quais os elementos …

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …