/

Economista Thomas Piketty recusa Legião de Honra, a mais alta distinção em França

Universitat Pompeu Fabra Barcelona / Flickr

O economista francês Thomas Piketty

O economista francês Thomas Piketty

O influente economista francês Thomas Piketty, autor de “O Capital no Século XXI”, recusou hoje a mais alta distinção de França, a Legião de Honra, com críticas ao Governo socialista no poder.

“Acabei de saber que fui nomeado para a Légion d’Honneur. Recuso esta nomeação porque penso que não cabe ao Governo decidir quem é honorável”, disse Thomas Piketty à agência France Presse.

“Faziam melhor em concentrar-se no relançamento do crescimento económico em França e na Europa”, acrescentou o economista, que em tempos foi próximo do Partido Socialista francês mas se distanciou das políticas do Presidente François Hollande.

Thomas Piketty consta da lista divulgada hoje de nomeados para a prestigiada distinção, a par do economista Jean Tirole, distinguido em 2014 com o Nobel da Economia.

Thomas Piketty tornou-se conhecido internacionalmente com o livro “O Capital no Século XXI”, sobre a desigualdade económica, que vendeu cerca de 1,5 milhões de exemplares.

Traduzido em várias línguas, o livro foi sobretudo um êxito de vendas nos Estados Unidos, onde Piketty foi convidado a reunir-se com conselheiros do Presidente Barack Obama.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.