Economista de Cambridge aparece nua na televisão para protestar contra o Brexit

“O Brexit deixa a Grã-Bretanha nua.” Esta é a mensagem que a economista britânica Victoria Bateman, professora na conceituada Universidade de Cambridge e doutorada na prestigiada Oxford, quis passar na televisão ITV, onde apareceu totalmente despida para contestar a saída do país da União Europeia.

A professora Victoria Bateman, especialista em História Económica e Macroeconomia, despiu-se para assinalar o seu protesto contra o Brexit, durante a participação no programa “Good Morning Britain” (Bom dia Grã-Bretanha) do canal ITV.

Perante uma audiência média de 700 mil telespectadores, a economista de 40 anos quis mostrar o que definiu como as “novas roupas do imperador”, para concluir que a saída da Grã-Bretanha da União Europeia (UE) deixa o país “despido economicamente”.

Para vincar a sua posição, escreveu na pele a frase “Brexit deixa a Grã-Bretanha nua”.

Já no passado dia 14 de Janeiro, tinha promovido uma iniciativa onde pediu ao público para assinar o seu corpo nu, como se se tratasse de uma petição contra o Brexit.

Victoria Bateman está certa de que os “muitos problemas” que afectam a economia britânica neste momento, designadamente a “falta de habitação” e “os salários estagnados”, não são causados pela integração na UE. Ela também diz que o Brexit não vai ajudar a resolver estas lacunas.

Quanto ao protesto sem roupa, ela defende que deve usar o seu corpo “para transmitir uma mensagem importante”. “Porque deveria eu, como mulher, usar o meu corpo apenas para sexo e bebés?”, questiona.

Não, não sou uma exibicionista. Sou uma mulher confortável com o meu corpo, no controlo do meu corpo, que está feliz em usá-lo para transmitir uma mensagem importante sobre o tema mais importante que a Grã-Bretanha enfrenta em toda uma geração”, constata ainda.

Comentando as críticas a esta sua posição, Victoria Bateman lamenta que “não há problema em ficar nua se se estiver em silêncio” e para “sexo”. “Mas usar o corpo para passar uma mensagem política importante”, ou seja, “para algo diferente de sexo/bebés”, já torna a mulher numa “desgraça” e “estúpida comunista”, queixa-se numa publicação no seu perfil do Twitter.

A saída da UE do Reino Unido está prevista para 29 de Março, mas, neste momento, o processo está em “águas de bacalhau”, depois de os deputados britânicos terem rejeitado, por larga maioria, o acordo negociado pela primeira-ministra britânica, Theresa May, com Bruxelas.

Um relatório secreto do Governo britânico, cujo teor foi tornado público em Janeiro de 2018, concluiu que o Brexit pode afundar a economia do Reino Unido. Já especialistas financeiros consideram que um ‘Hard Brexit‘, isto é, a saída sem acordo, pode ter consequências para a economia mundial, e para a Europa em particular, tão trágicas como a falência do banco Lehman Brothers teve em 2008.

Temendo o pior dos cenários, alguns britânicos começaram já a armazenar alimentos, receando que venham a escassear.

SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tem carradas de razão, na tragédia q se anuncia e na maneira de o dizerr ao mundo. Melhor bonita e nua do q feia e com bombas. Boa e inteligentr.

  2. Nada de errado nisto. Um protesto pacífico para demonstrar metaforicamente as consequências da saída do Reino Unido da UE.. economicamente, vão perder muitas empresas e negócios. Os produtos importados vão ficar mais caros e as exportações vão diminuir pronunciadamente. Vão perceber que os imigrantes nada têm que ver com o mau período económico e a falta de emprego (estas questões sempre existiram ao longo da história de forma cíclica). Boa sorte! Pode ser que a Rainha os ajude (ahah), ou então pode ser que percebam que o sistema da realeza nesta era só traz atraso à sociedade.

  3. É só conversa. A Alemanha tem mais medo do Brexit por causa da exportação de carros do que o diabo da cruz.
    E nós, com a aliança europeia mais antiga, estamos já a tremer com isto, pois o maior importador de hortaliças portuguesas adivinhem quem é? Pois, é o Reino Unido.

RESPONDER

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …