Perseverance captura eclipse solar em Marte

O robô Perseverance, da NASA, registou um eclipse solar em Marte no início deste mês. O vídeo, de pouco mais de 40 segundos, mostra uma das luas do Planeta Vermelho a passar à frente do Sol.

No dia 2 de abril, a Mastcam-Z, integrada na sonda Perseverance, conseguiu captar o momento em que a lua Phobos estava em trânsito a passar em frente ao Sol.

Segundo o comunicado da agência espacial norte-americana, o fenómeno durou apenas 40 segundos, um intervalo de tempo muito curto se comparado com o tempo de um eclipse solar observado na Terra e causado pela nossa Lua.

As imagens do fenómeno vão ajudar os cientistas a “entender melhor a órbita lunar do Planeta Vermelho e como a gravidade empurra a superfície marciana, acabando por dar forma à sua crosta e manto”, lê-se na nota da NASA.

Outro detalhe interessantes das imagens captadas é a cor, já que a Mastcam-Z possui um filtro solar que reduz a intensidade da luz.

“É possível ver detalhes na forma da sombra de Phobos, como cristas e saliências“, detalhou Mark Lemmon, astrónomo planetário do Instituto de Ciências Espaciais, em Boulder, no Colorado. “Também é possível ver manchas solares. E é interessante que possamos ver este eclipse tal como o robô o viu em Marte.”

“Eu sabia que seria bom, mas não esperava que fosse tão incrível”, reagiu Rachel Howson, um dos membros da equipa que opera a câmara.

Enquanto a lua Phobos (que é cerca de 157 vezes menor do que a Lua da Terra) orbita Marte, a sua gravidade exerce pequenas forças de maré no interior do planeta, uma dinâmica que também altera a sua própria órbita.

Graças a estes detalhes, os cientistas conseguem entender melhor quão flexível é o interior de Marte, revelando mais pormenores sobre os materiais do interior da sua crosta e manto.

Há apenas um senão: Phobos está a aproximar-se da superfície marciana e está destinada a colidir com Marte daqui a dezenas de milhões de anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.