/

Ébola fora de controle em África. Mais um médico infectado

1

kent.brantly / Facebook

Equipa de médicos norte-americanos em luta contra o Ébola. À direita, Kent Brantly

Equipa de médicos norte-americanos em luta contra o Ébola. À direita, Kent Brantly.

Um médico norte-americano que faz parte das equipas que se encontram a prestar assistência às vítimas do Ébola na Libéria está infetado pelo vírus.

Kent Brantly, médico da organização cristã norte-americana Samaritan’s Purse, encontra-se hospitalizado e isolado do resto da equipa no hospital EWLA em Monróvia.

“Brantly é casado e tem dois filhos. O Samaritan’s Purse está empenhado em fazer tudo o que seja possível para ajudar Brantley durante esta alturade crise. Pedimos a todos para rezarem por ele e pela família”, refere a organização num comunicado difundido através da internet.

kent.brantly / Facebook

O médico Kent Brantly, 33 anos, com a famíla

O médico Kent Brantly, 33 anos, com a famíla

O médico é diretor do centro de apoio aos casos de Ébola do Samaritan’s Purse na Libéria, onde a organização mantêm o trabalho em coordenação com as autoridades locais e outros grupos internacionais no sentido de conter a epidemia.

Esta semana, também Sheik Umar Khan, o médico que liderava a luta contra o Ébola na Serra Leoa, foi infectado pelo vírus da doença, encontrando-se internado num hospital em Kailahun, epicentro do surto, no leste do país.

A febre hemorrágica que caracteriza a doença regista um elevado número de mortes.

A Libéria, a Serra Leoa e a Guiné Conacri foram os primeiros países afetados pelo novo surto que está também a atingir a Nigéria que registou na semana passada a primeira morte causada pelo Ébola.

No dia 20 de julho, a Organização Mundial de Saúde indicou que se registaram 1.093 casos durante os últimos seis meses, entre os quais se verificou a morte de 660 pessoas – a pior crise de Ébola de sempre.

O vírus pode afetar as vítimas durante vários dias, causando febre com temperaturas elevadas, dores musculares, vómitos, diarreia e, em alguns casos, hemorragias.

De acordo com os investigadores é possível que o Ébola seja transmissível por animais que foram atacados por morcegos.

O vírus transmite-se aos humanos através de fluídos: sangue e transpiração o que significa que uma pessoa pode facilmente ficar doente apenas por tocar no corpo de uma pessoa infetada.

Não existe vacina contra o Ébola e os pacientes devem ser imediatamente isolados para que o contágio seja evitado.

O primeiro caso foi registado em 1976 no Zaire, atual República Democrática do Congo, tendo a doença adotado o nome de um rio do país.

ZAP/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.