Eanes diz que uma democraciazinha sossegada não é uma democracia

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente da República, António Ramalho Eanes

O antigo presidente da República, António Ramalho Eanes

O ex-Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou neste sábado que a sociedade “está um pouco crispada artificialmente”, mas salientou que a “democraciazinha muito sossegada” que alguns quererão não é uma verdadeira democracia.

“A sociedade está um pouco crispada artificialmente. É necessário olhar para o que é a democracia. É uma regime de crise permanente, de ideias, interesses e valores”, disse o antigo chefe de Estado à margem da dupla cerimónia de homenagem de que foi alvo em Castelo Branco e Alcains.

“O grande mérito da democracia é que essa crise é dinâmica, cria impulsos de modernização, estímulos e liberdade”, acrescentou Eanes.

“Por vezes tenho a impressão que alguns portugueses parece que queriam uma democraciazinha muito sossegada. Isso não é democracia”, sustentou Eanes.

Para o antigo Presidente da República, a democracia é o jogo do confronto, da discussão, da defesa e do ataque.

“É a sociedade em movimento, a expressar aquilo que são as suas forças. O que me custa e que não gosto é que haja uma certa crispação na vida politica portuguesa”, concluiu.

Eanes assinalou ainda que há uma certa tendência dos portugueses para se queixarem dos políticos e, “com alguma razão”.

Contudo, adiantou que também os portugueses têm que entender que devem ter uma relação diferente com os políticos, para que estes possam ter uma atuação diferente.

“Uma atuação só através do voto de quatro em quatro anos não é suficiente. Isso produz uma democracia eleitoral, mas nós não queremos isso”, defende Eanes.

“Queremos uma democracia que seja de participação, de deliberação e de libertação. E, isso só se faz com a participação efetiva de todos na vida politica”, concluiu.

António Ramalho Eanes nasceu em Alcains, a 25 de Janeiro de 1935.

Oficial militar e ex-político português, o então General Eanes foi o 16.º Presidente de Portugal, entre 14 de julho de 1976 a 30 de setembro de 1982, sucedendo a Costa Comes e antecedendo Mário Soares.

Em 1975, na altura com a patente de Tenente-Coronel, dirigiu as operações militares do Golpe de 25 de Novembro contra a facção mais radical da esquerda política do MFA.

Venceu as eleições presidenciais de 1976 com 61% dos votos, batendo Otelo Saraiva de Carvalho e Pinheiro de Azevedo. Em 1980 foi reeleito com 56% dos votos, vencendo o candidato apoiado por PSD, CDS e PPM, general Soares Carneiro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oh Sr. General, lembra-se da democraciazinha que originou o PRD? E o que foi feito do PRD poucochinho depois? A Srª sua Exma Esposa empenhou-se… Como sabe a democracia deve ser intestina, camarada! Custa-lhe discriminar a estratificação de grupos de eleitores dispersada nas “consciências” do voto por valores de senso comum? A quem pretende apontar? A mensagem implícita não chega a todos meu caro general! Sabe que a democracia no seu tempo também teve umas forças “muito democráticas” ditas “populares”, dedicadas a crimes de sangue e assaltos… E em política, ou actos de mera cidadania, há silêncios demasiado longos, fora de contratempo que não sendo ruído, deitam por terra as notas seguintes… A cada vez, por melhor que soem!

  2. A História reserva lugares a personalidades por vezes incompreendidas no seu tempo. Mais que as simpatias, que esta personalidade não gerava amiúde, o exemplo que deixou, humano e complexo, obriga-me e a outros como eu que nunca o aceitaram no calor dos acontecimentos, a respeitá-lo e ouvi-lo hoje, pela forma como entende e o afastamento com que observa os factos “acessórios”, prendendo-se com a essência relevante. Sobre os erros e maus entendimentos do seu percurso acredito que foram fruto de uma visão honesta e empenhada. É uma personalidade respeitável e a ouvir! Mesmo que não se simpatize….

RESPONDER

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …