E o Leicester é mesmo campeão inglês de futebol

Nigel Roddis / EPA

Wes Morgan celebra um golo do Leicester contra o Manchester United

Wes Morgan celebra um golo do Leicester contra o Manchester United

O impensável aconteceu mesmo: o Leicester conquistou hoje pela primeira vez na sua história o título de campeão inglês de futebol, ao beneficiar do empate cedido pelo Tottenham no reduto do Chelsea (2-2), na 36.ª jornada da Primeira Liga inglesa.

Os ‘spurs’ chegaram as estar a vencer por 2-0, mas acabaram por permitir nos últimos minutos da partida o empate do Chelsea, confirmando a histórica vitória do Leicester na Premier League.

A duas jornadas do fim, o ‘onze’ do italiano Claudio Ranieri soma 77 pontos, contra 70 dos ‘spurs’, pelo que é matematicamente o 24.º campeão do futebol inglês e o primeiro estreante no palmarés da prova desde o Nottingham Forest, em 1977/78.

Fundado em 1884, o Leicester tinha no segundo lugar de 1928/29 o melhor registo nas anteriores 47 participações na divisão principal, sendo que já havia conquistado a Taça da Liga inglesa (1963/64, 1996/97 e 1999/2000) e a Supertaça inglesa (1971).

Com uma equipa de ‘tostões’, composta por uma maioria de desconhecidos, talvez com exceção de Kasper Schmeichel, e por ser filho de Peter Schmeichel, ou Robert Huth, o Leicester ‘furou’ todos os prognósticos, para se tornar o 24.º campeão de Inglaterra, cujo palmarés não apresentava uma novidade desde o título do Nottingham Forest, em 1977/78.

Do nada para o ‘estrelato, surgiram nomes com os do extremo Riyad Mahrez, eleito o melhor jogador da ‘Premier League’ pelo sindicato dos jogadores, e do ponta de lança Jamie Vardy, o melhor para os jornalistas.

O argelino, contratado ao Le Havre, da segunda divisão gaulesa, marcou 17 golos e foi o ‘motor’ ofensivo dos ‘foxes, enquanto o internacional inglês, descoberto no Fleetwood Town, do quinto escalão inglês, foi o goleador da equipa, com 22: juntos, custaram menos de dois milhões de euros.

Wes Morgan, Marc Albrighton, Ngolo Kanté, Shinji Okazaki, Christian Fuchs, Daniel Drinkwater, Danny Simpson, Leonardo Ulloa, Andy King ou Jefferry Schlupp são também incontornáveis numa das mais inesperadas histórias do futebol.

A conquista do título pelo Leicester era, à partida para esta Premier League, algo absolutamente impensável – tanto que a vitória do pequeno clube tinha uma probabilidade de 1 para 5000 – a aposta desportiva mais alta alguma vez paga.

Mas o empate desta noite confirmou mesmo, este é o maior desastre de sempre das casas de apostas desportivas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …