E o Leicester é mesmo campeão inglês de futebol

Nigel Roddis / EPA

Wes Morgan celebra um golo do Leicester contra o Manchester United

Wes Morgan celebra um golo do Leicester contra o Manchester United

O impensável aconteceu mesmo: o Leicester conquistou hoje pela primeira vez na sua história o título de campeão inglês de futebol, ao beneficiar do empate cedido pelo Tottenham no reduto do Chelsea (2-2), na 36.ª jornada da Primeira Liga inglesa.

Os ‘spurs’ chegaram as estar a vencer por 2-0, mas acabaram por permitir nos últimos minutos da partida o empate do Chelsea, confirmando a histórica vitória do Leicester na Premier League.

A duas jornadas do fim, o ‘onze’ do italiano Claudio Ranieri soma 77 pontos, contra 70 dos ‘spurs’, pelo que é matematicamente o 24.º campeão do futebol inglês e o primeiro estreante no palmarés da prova desde o Nottingham Forest, em 1977/78.

Fundado em 1884, o Leicester tinha no segundo lugar de 1928/29 o melhor registo nas anteriores 47 participações na divisão principal, sendo que já havia conquistado a Taça da Liga inglesa (1963/64, 1996/97 e 1999/2000) e a Supertaça inglesa (1971).

Com uma equipa de ‘tostões’, composta por uma maioria de desconhecidos, talvez com exceção de Kasper Schmeichel, e por ser filho de Peter Schmeichel, ou Robert Huth, o Leicester ‘furou’ todos os prognósticos, para se tornar o 24.º campeão de Inglaterra, cujo palmarés não apresentava uma novidade desde o título do Nottingham Forest, em 1977/78.

Do nada para o ‘estrelato, surgiram nomes com os do extremo Riyad Mahrez, eleito o melhor jogador da ‘Premier League’ pelo sindicato dos jogadores, e do ponta de lança Jamie Vardy, o melhor para os jornalistas.

O argelino, contratado ao Le Havre, da segunda divisão gaulesa, marcou 17 golos e foi o ‘motor’ ofensivo dos ‘foxes, enquanto o internacional inglês, descoberto no Fleetwood Town, do quinto escalão inglês, foi o goleador da equipa, com 22: juntos, custaram menos de dois milhões de euros.

Wes Morgan, Marc Albrighton, Ngolo Kanté, Shinji Okazaki, Christian Fuchs, Daniel Drinkwater, Danny Simpson, Leonardo Ulloa, Andy King ou Jefferry Schlupp são também incontornáveis numa das mais inesperadas histórias do futebol.

A conquista do título pelo Leicester era, à partida para esta Premier League, algo absolutamente impensável – tanto que a vitória do pequeno clube tinha uma probabilidade de 1 para 5000 – a aposta desportiva mais alta alguma vez paga.

Mas o empate desta noite confirmou mesmo, este é o maior desastre de sempre das casas de apostas desportivas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …