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E-mails. Não os veja tantas vezes, pela sua saúde

marsmet473a / Flickr

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Segundo um estudo publicado recentemente por investigadores da Universidade de British Columbia, a prática generalizada de consultar frequentemente os e-mails, bem como outras notificações, pode ser uma fonte de stress adicional.

Se já todos suspeitávamos de alguma coisa em relação a isto (se pesquisar no Google por dicas para reduzir o stress e a ansiedade, muitos dos resultados aconselham a controlar melhor esta compulsão), foi mesmo necessário um estudo que viesse validar esta hipótese.

O universo de estudo consistiu num grupo de 125 voluntários (estudantes, analistas financeiros e médicos, entre outras categorias profissionais), que os investigadores decidiram dividir em dois grupos distintos.

O primeiro foi instruído a limitar a consulta dos e-mails (ao dia ou à semana) para três vezes, enquanto que o segundo continuou a consultá-los da forma mais convencional – constantemente, de forma rápida.

Os participantes foram, depois, questionados relativamente aos seus níveis de stress.

As conclusões, como o leitor poderá imaginar, ditaram que há uma relação entre a limitação da consulta de e-mails e a redução dos níveis de stress dos participantes.

A solução é simples: pare de os verificar tantas vezes.

Contudo, e os próprios investigadores reconhecem-no, é mais fácil falar do que fazer. Os incentivos, no entanto, devem falar por si.

Kostadin Kushlev, principal autor do estudo, viu em si mesmo as motivações para dar início a esta investigação: deu por si próprio a verificar constantemente e-mails, que pareciam nunca parar de chegar, num fluxo praticamente contínuo.

A limitação, afirma, permitiu-lhe reduzir os seus níveis de stress. Kushlev acredita também que as próprias empresas deveriam motivar os funcionários a limitar a consulta dos seus e-mails.

Os resultados foram publicados na Computers in Human Behaviour.

Por isso, já sabe: concentre-se no que tem a fazer agora e deixe as notificações – e isto é válido também para notificações de redes sociais – para mais tarde.

Lauro Lopes, Telemóveis.com

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