Dylan Groenewegen suspenso nove meses pela queda de Fabio Jakobsen

Andrzej Grygiel / EPA

Durante o sprint final da primeira etapa da Tour da Polónia, Dylan Groenewegen empurrou Fabio Jakobsen

O ciclista holandês foi suspenso por nove meses pela União Ciclista Internacional (UCI), esta quarta-feira, por ter provocado a violenta queda do compatriota na Volta a Polónia.

Em comunicado, a União Ciclista Internacional precisa que Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma) reconheceu ter “desviado a trajetória” do sprint e ter infringido as normas da UCI, na primeira etapa da Volta a Polónia, disputada a 5 de agosto.

“O corredor colaborou com a investigação e aceitou cumprir um período de suspensão até 7 de maio de 2021, correspondente a um período de nove meses desde a data do incidente. O ciclista também aceitou participar em atividades em benefício da comunidade velocipédica”, lê-se na nota.

A UCI justifica a sua inédita decisão – é a mais pesada sanção aplicada a um corredor sem ser por doping – com a “importância de agir neste tipo de incidentes de um ponto de vista disciplinar, de forma consistente” e de continuar a trabalhar para melhorar a segurança na estrada.

Groenewegen tinha sido suspenso pela própria equipa, a 7 de agosto, logo após ter originado a violenta queda do compatriota Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep), ao atirá-lo contra as barreiras num sprint a 80 km/hora.

O jovem holandês, agora com 24 anos, ficou em estado grave e foi mesmo colocado em coma induzido pelos médicos, após ter embatido com o rosto nas baias de ferro que ladeavam a chegada à meta.

Jakobsen perdeu todos os dentes, à exceção de um, e teve de levar 130 pontos no rosto. Posteriormente, foi operado para fazer a reconstrução da cara, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares.

“Uma página negra na minha carreira”

Esta quarta-feira, depois de ter ficado a saber da decisão da UCI, Groenewegen partilhou uma declaração nas redes sociais, tendo afirmado que “o acidente na primeira etapa da Volta a Polónia será para sempre uma página negra na carreira“.

“Durante o sprint, desviei-me da minha linha. Lamento, porque quero ser um sprinter justo. As consequências foram lamentáveis e graves. Estou muito ciente disso e espero que esta tenha sido uma lição sábia para todos os sprinters“, pode ler-se.

O ciclista holandês disse ainda estar a “acompanhar de perto as notícias da recuperação do Fábio”, acrescentando que espera que o colega “possa um dia voltar” à competição.

“Encerrar a questão disciplinar cria clareza. Isso dá-me a oportunidade de olhar em frente outra vez. Estou feliz com isso, embora o dia 7 de maio ainda esteja longe. Estou feliz com o apoio que recebo da equipa Jumbo-Visma, da minha família e amigos. Juntos, vamos trabalhar para esse dia, tanto mental como fisicamente”, conclui.

Na semana passada, o ciclista da Deceuninck-QuickStep partilhou nas redes sociais uma fotografia em que se podem ver instrumentos cirúrgicos e os pontos retirados do seu rosto, dando conta que espera voltar aos treinos ainda este ano.

“Quatro semanas depois da reconstrução dos meus maxilares, chegou a altura de os pontos saírem. O processo de recuperação está a correr bem. O osso transplantado precisa de crescer forte e firme nos próximos quatro meses. A próxima cirurgia está marcada para 2021″, escreveu.

“Em algumas semanas, o osso da zona pélvica deve estar curado e forte como antes. A partir daí, posso começar, devagar, a treinar outra vez!”, acrescentou.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …