Duterte encoraja os filipinos a matar bispos católicos (porque são uns “bastardos inúteis”)

Mast Irham / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atacou novamente os bispos católicos ao afirmar que “são inúteis” e encorajou matá-los, num país onde 85% da população é católica.

“Os vossos bispos, matem-nos. Esses bastardos não servem para nada. A única coisa que sabem fazer é criticar”, disse na quarta-feira à noite o presidente em discurso em Manila, cuja transcrição foi divulgada esta quinta-feira pelo escritório presidencial.

Num ato posterior, o presidente afirmou que a Igreja Católica é a instituição “mais hipócrita do mundo” e garantiu que 90% dos seus sacerdotes são homossexuais.

A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas recusou responder aos comentários de Duterte: “Não queremos acrescentar mais lenha à fogueira. Qualquer comentário só exageraria o assunto”, escreveu esta quinta-feira em comunicado o porta-voz da conferência episcopal, Jerome Seciliano.

O porta-voz da Presidência, Salvador Panelo, defendeu que as palavras de Duterte não devem ser entendidas como algo literal, mas usou a “hipérbole” para conseguir um “efeito mais dramático” nos seus comentários.

Há apenas duas semanas, o presidente insultou de novo bispos e sacerdotes católicos, com os quais trava uma batalha verbal há mais de um ano, ao declarar aos filipinos que não deveriam ir à igreja para “pagarem a idiotas”.

“Construam uma capela nas vossas próprias casas e rezem lá, assim não há necessidade de ir à igreja para pagar a esses idiotas”, disse Rodrigo Duterte, no fim do mês passado.

O Presidente das Filipinas destacou que as “crenças católicas são arcaicas” e que os seus ensinamentos não podem ser aplicados ao presente porque estão reféns de uma fé com três mil anos. “O que é que eles sabem sobre o mundo de hoje? Como é que pessoas há três mil anos podem prever ou projetar o que está a acontecer agora?, interrogou.

Já em junho, o Presidente filipino referiu-se a Deus como um “estúpido filho da mãe”. “Agora todos nós nascemos com o pecado original. Nascer é um ato cometido pela nossa mãe e pai”, continuou. Ainda nem nascemos, mas já temos o pecado original. Que tipo de religião é esta? Não posso aceitá-la”, afirmou.

O confronto entre o Presidente das Filipinas e a Igreja Católica remonta a fevereiro de 2017, quando a conferência episcopal criticou a sangrenta guerra contra as drogas, apelidando-a de “reinado de terror”, uma posição à qual Duterte reagiu com insultos dirigidos aos bispos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. De vez em quando, até os loucos acertam!!
    Tem toda a razão quando diz que os bispos (e a máfia da igreja em geral), são uns parasitas inúteis…
    Tenho que concordar com a maioria do que este louco das Filipinas diz sobre a igreja e acho que a igreja faz tanta falta no mundo como o cancro!…

  2. realmente é um grande louco, mas nisto têm razão, andar a sustentar uma cambada de panelei…gays que não são precisos para nada, embutem o medo de deus para absorver dinheiro e viveram nos luxus, á custas das pobres mentalidades, quem acredita em deuses é maluco, porque senão não morriam crianças inocentes e também adultos, deus já tinha arranjado cura para o cancro, corja de malandros, se é religião porque se envolvem em politica, nos tempos antigos matavam pessoas para os deuses, hoje pedem dinheiro, tenho dito, eu pecador há há há.

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …