/

Durão Barroso diz que a Europa tem de deixar de ser ingénua e preparar-se para guerra

7

Partido Social Democrata / Flickr

O ex-Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

José Manuel Durão Barroso disse, este domingo, em Barcelos, na conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, que a União Europeia (UE) deve preparar-se para a guerra e apostar no armamento.

Durão Barroso afirma que é hora de a Europa deixar a “ingenuidade” e – tal como fazem os EUA, a Rússia e a China – preparar-se para a guerra.

“Estar preparado para a guerra é necessário. A Europa tem de sair da sua ingenuidade porque nós estamos desarmados em relação a países como os Estados Unidos, a China ou a Rússia”, disse o ex-primeiro-ministro português (2002-2004), citado pelo Jornal de Notícias.

Numa conversa com o cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 9 de junho, Sebastião Bugalho, o experiente Durão Barroso sublinhou que a falta de armamento é um dos principais problemas da UE.

Centrando-se nas preocupações atuais do Velho Continente, o ex-Presidente da Comissão Europeia (2004-2014) apelou a um maior controlo das fronteiras: “Se houver a sensação de que não há fronteiras, vai levar a que forças extremistas entrem na Europa”.

Durão Barroso considerou ainda ser “inevitável” o alargamento da UE, para que não se corra o risco de, como cita o JN, “criar mais ‘Ucrânias’”: “É possível fazer um alargamento e um aprofundamento ao mesmo tempo. Isso aconteceu quando passamos de 15 para 28 países”.

Na mesma conferência, desviando-se do tema “Europa”, o antigo primeiro-ministro português criticou a “justiça lenta” de Portugal: “Eu não ponho em causa a seriedade da justiça em Portugal, mas é uma justiça muito lenta que acaba por não ser justiça”.

“Temos um problema de disfuncionalidade que os sucessivos governos não conseguiram resolver”, apontou Durão Barroso.

ZAP //

7 Comments

  1. Realmente o Mundo esteve e sempre estará nas mãos de Assassinos natos ! ……que tal preparar-nos para a PAZ sem necessidade de Guerra ? …..mas vindo deste “Tangas” não estou admirado !

  2. Um autentico cão de fila da Nato, sempre mortinho para ganhar uns trocos valentes com o apelo ao conflito de modo a que o dono possa encher os bolsos com a venda de armas e a destruição/reconstrução alheia.
    Numa cadeira electrica é que te deviam sentar!
    Mais um pormaior que distingue a esquerda da direita. Uns apelam à paz. Outros à guerra.

  3. Ficar dependente dos EUA para defender a Europa já não é opção. A aposta em armamento serviu sempre como dissuasor de conflito. Uma Europa fraca militarmente é que irá convidar agressão. A melhor maneira de prevenir a guerra é estar preparada para ela.

  4. Um lacaio que mentiu sobre as armas de destruição maciça do Iraque, que mentiu sobre os submarinos, que fugiu para se encher…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.