NASA descobre uma duna azul no Planeta Vermelho

NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizon

As dunas na superfície árida do Planeta Vermelho não são uma novidade, mas há uma especial que tem chamado a atenção dos cientistas da NASA.

A duna, localizada na cratera Lyot, tem uma coloração azul turquesa que destoa do resto da paisagem marciana, cinza amarelada. Ainda não existe uma explicação para esta formação, porém, os cientistas acreditam que a duna seja composta por materiais mais finos.

A imagem foi captada pela câmara High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) da NASA, a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Embora a fotografia tenha sido tirada no dia 24 de janeiro deste ano, só foi divulgada esta semana no site da agência espacial.

A HiRISE é descrita como “a câmara fotográfica mais poderosa alguma vez enviada para outro planeta”.

Na realidade, Alfred McEwen, diretor do Planetary Image Research Laboratory na Universidade do Arizona, explicou à CNN que a duna é cinzenta, embora pareça azul na imagem fotografada. Foi esta a conclusão a que chegaram os cientistas depois de um longo trabalho de edição das imagens captadas.

Se estivéssemos em Marte e víssemos a duna a olho nu, veríamos uma mancha cinzenta no solo do Planeta Vermelho, conhecido pela cor encarnada das suas rochas e areais.

Segundo explica o Diário de Notícias, a câmara consegue captar mais pormenores, mas o seu trabalho é dificultado pela quantidade de poeira que existe naquele planeta.

A HiRISE captou três imagens em que as cores são ajustadas para vermelho, azul e verde, com recurso a tecnologia de infravermelhos. A magia acontece quando o contraste foi aumentado: a duna ganhou uma tonalidade turquesa forte por ser composta por “um material mais fino” e/ou ter “uma composição diferente do que a rodeia”, lê-se no comunicado da NASA.

A duna foi descoberta na cratera Lyot, batizada e homenagem ao astrónomo francês Barnard Lyot. Esta cratera é uma importante formação geológica, por ser o ponto mais profundo do hemisfério norte do Planeta Vermelho.

A cratera Lyot tem cerca de 145 quilómetros de diâmetro e foi formada graças a um choque de um grande meteoro, há cerca de 3,5 mil milhões de anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …