Dois casos de febre hemorrágica Crimeia-Congo em Espanha

Um homem morreu com febre hemorrágica da Crimeia-Congo pela primeira vez em Espanha, onde terá sido infetado por uma carraça, e uma enfermeira que o tratou também contraiu o vírus, anunciaram esta quinta-feira as autoridades em Madrid.

“Confirmamos dois casos de febre hemorrágica da Crimeia-Congo (FHCC)”, disse à agência France Presse uma porta-voz das autoridades sanitárias da região de Madrid.

A vítima mortal é um homem de 62 anos, que morreu a 25 de agosto no Hospital Gregorio Marañón, em Madrid, precisou a mesma fonte.

A FHCC é transmitida sobretudo aos seres humanos por carraças e gado, podendo registar-se o contágio entre pessoas através do contacto com órgãos ou fluidos infetados, e provoca a morte em 10 a 40% dos casos.

O homem teria sido “picado por uma carraça durante um passeio no campo, numa localidade de Castela-Leão”, no noroeste do país, adiantou a porta-voz.

A enfermeira infetada está a ser tratada numa unidade especializada de um hospital e o seu estado é estável, disse ainda.

Contactada pela TSF, a responsável pela emergência médica da Direção Geral de Saúde (DGS), Cristina Santos Abreu, explica que “é o primeiro caso diagnosticado em Espanha e um caso por transmissão no hospital. São dois casos isolados e a nós não nos traz preocupação, mas estamos a monitorizar a situação”.

Cristina Santos Abreu sublinha que não há casos diagnosticados em Portugal e não endémica no país. Mesmo em Espanha, refere, é a primeira vez que as autoridades de saúde estão a reportar casos em seres humanos.

O Departamento de Saúde da Comunidade de Madrid está a seguir cerca de 200 pessoas que estiveram em contacto com os dois diagnosticados com FHCC e que até agora não apresentaram qualquer sintoma.

“Não há qualquer motivo para alarme. O Departamento, como sempre, está alerta. Está tudo sob controlo”, sublinhou em conferência de imprensa o conselheiro de Saúde de Madrid, Jesús Sánchez Martos, adiantando que a doença nada tem a ver com o Ébola.

A FHCC é endémica em África, nos Balcãs, no Médio Oriente e na Ásia, nos países abaixo do paralelo 50 norte.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jorge Jesus obrigado a levar jovens da equipa B para jogo europeu

Para o jogo contra o Rangers, Jorge Jesus conta com oito baixas no plantel e terá de chamar jovens da equipa B. Gonçalo Ramos, Tiago Araújo, Morato e João Ferreira serão os eleitos. O SL Benfica …

Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como "Calígula". Os vestígios foram encontrados …

"Torno-me um alvo fácil no Barcelona". Griezmann quebra silêncio e sai em defesa de Messi

O jogador do FC Barcelona Antoine Griezmann respondeu, em entrevista, às críticas de que tem sido alvo na equipa catalã, esclarecendo ainda a sua relação com o argentino Lionel Messi e comentando as declarações do …

PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais. Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a …

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …