Os astrónomos captaram duas galáxias a meio de uma colisão (e viram uma garça a formar-se)

Gemini Observatory / AURA

Início da fusão das galáxias NGC 5394 e NGC 5395

As colisões entre galáxias podem demorar milhões de anos. NGC 5394 e NGC 5395 estão a meio de um desses encontros e os cientistas conseguiram captar o evento em imagens.

O par NGC 5394 e NGC 5395, localizado a cerca de 160 milhões de anos-luz da Terra, já colidiu, pelo menos, uma vez e está agora em processo de fusão.

O Observatório Gemini, que contém dois telescópios “gémeos” posicionados nos hemisférios Norte e Sul da Terra, conseguiu captar a colisão. O instrumento, localizado no Havai, foi o responsável pela nova imagem desse encontro cósmico.

Segundo a Astronomy, a colisão pode ter causado movimentos turbulentos nos gases das galáxias e desencadeado novas explosões de formação de estrelas. Na imagem, é possível ver esses “berçários” estelares nos anéis vermelhos que envolvem os braços espirais de ambas as galáxia.

Os astrónomos não acreditam que o evento cause algum tipo de colisão entre as estrelas das duas galáxias, uma vez que estão distantes umas das outras. Ainda assim, parece inegável que o encontro já libertou uma boa quantidade de gás hidrogénio, o formador de estrelas.

Durante a colisão, as galáxias atraem-se gravitacionalmente e deformam-se. A forma atual levou os astrónomos a batizarem este par de galáxias de “Galáxia Heron” (“garça”, em inglês), já que a galáxia maior faz lembrar o corpo da ave, enquanto que a mais pequena representa a cabeça, o pescoço e o bico.

Localizadas próximas à constelação Canes Venatici, a NGC 5395 é a galáxia maior, com 140.000 anos-luz de comprimento, enquanto que a mais pequena, NGC 5394, tem cerca de 90.000 anos-luz de comprimento.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …