/

Há duas formas de medir um dia na Terra (e nós usamos a mais longa)

Quanto tempo demora o planeta Terra a completar uma rotação de 360º? Não são exatamente 24 horas, mas sim 23 horas e 56 minutos.

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta completa ao seu redor, e não 24 horas. Estes quatro minutos a menos são explicados pelo facto de a Terra orbitar constantemente o Sol e, depois de uma rotação completa de 360º, um ponto diferente do planeta se voltar para a estrela.

Segundo o Science Alert, para que o Sol alcance exatamente a mesma posição no céu, a Terra precisa de girar mais um grau. Isto significa que os seres humanos medem um dia não pela rotação exata do planeta, mas pela posição do Sol no céu.

Tecnicamente, há dois tipos diferentes de dia: um deles é medido pela conclusão de uma rotação de 360º e é conhecido como dia sideral; enquanto que o outro se baseia na posição do Sol e é chamada de dia solar. Este último é quatro minutos mais longo do que o anterior, totalizando assim as 24 horas que contamos diariamente.

Como nos baseamos nos dias solares para desenhar os calendários, um ano tem 365 dias. No entanto, a Terra completa uma rotação (dia sideral) 366 vezes por ano.

James O’Donoghue, cientista planetário da agência espacial japonesa (Jaxa), publicou no YouTube um vídeo no qual mostra a diferença entre o dia sideral e o dia solar.

Em entrevista ao Business Insider, o especialista descreveu a diferença como uma escolha com base no objeto de fundo que escolhemos como base de comparação para a rotação da Terra. No fundo, se usarmos o dia sideral como referência, “o Sol nasceria cerca de quatro minutos mais cedo todos os dias”.

“Depois de seis meses, o Sol nasceria 12 horas mais cedo.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.