Duas empresas lideram a corrida a Marte. E não são as que está a pensar

2

As empresas Impulse Space and Relativity Space anunciaram na terça-feria uma ambiciosa iniciativa conjunta que pode se tornar na primeira missão comercial a Marte. A janela de lançamento para a empreitada inicia em 2024.

A Impulse Space, fundada por Tom Mueller, é especializada em serviços de transporte para o espaço, enquanto o foco da Relativity Space é a produção de naves espaciais com recurso à impressão 3D, à inteligência artificial e à robótica.

De acordo com o Gizmodo, o objetivo desta parceria é que a Relativity lance o Mars Cruise Vehicle e o Mars Lander – ambos da Impulse – a bordo do seu foguetão Terran R. O lançamento ocorrerá a partir do Cabo Canaveral, na Florida (Estados Unidos), já em 2024, e as empresas têm um acordo exclusivo para o lançamento até 2029.

Durante a missão, o Terran R levará o Mars Cruise Vehicle e o Mars Lander à órbita de Marte. Ao chegar à órbita, protegido por um escudo, o Mars Lander entrará na atmosfera e descerá até à superfície do planeta.

Projetado como o primeiro foguetão totalmente criado por impressão 3D e completamente reutilizável, o Terran R conta com um porão de carga de cinco metros e será capaz de lançar quase 20 vezes mais carga que o seu antecessor, o Terran 1, cujo lançamento está agendado para este ano.

“Este é um marco importante” para ambas as empresas e “para toda a indústria espacial”, disse Mueller. Já o cofundador e CEO da Relativity, Tim Ellis, acrescentou: “É um desafio monumental, ma que pode expandir as possibilidades de experiência humana (…) em dois planetas”, ainda “durante a nossa vida”.

Mueller foi o primeiro funcionário contratado pela SpaceX, tendo liderado o departamento de propulsão da empresa de Elon Musk durante mais de uma década. Ellis, por seu lado, fundou a Relativity Space, em parte, porque se sentiu inspirado pelo trabalho daquele mesmo empresário.

“Somos grandes fãs da SpaceX e da Starship, mas precisa haver mais do que uma empresa a trabalhar nisso [explorar outros planetas]”, sublinhou Ellis.

Taísa Pagno //

2 Comments

  1. Não chega o nosso Planeta que Deus nos deu!!!
    Esses querem destruir a terra indo explorar outros planetas por ganância e poder.
    Deveriam era respeitar os outros planetas e não invadir.
    O ser humano é o pior animal acima da terra, que se destrói a si mesmo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.