Conseguirão os drones caminhar sobre a água? Talvez

Um novo modelo, que se baseia em saltar sobre superfícies líquidas, abre a porta ao desenvolvimento de futuros drones capazes de “caminhar sobre a água”.

Investigadores da Utah State University descobriram uma nova forma de saltar sobre a superfície da água. Em colaboração com cientistas do Naval Undersea Warfare Center e da Brown University, a equipa descobriu de que forma as esferas elásticas “andam” sobre a este líquido.

A investigação, cujo artigo científico foi publicado recentemente na Scientific Reports, revela de que forma as esferas elásticas interagem com a água e estabelece as bases para o futuro projeto de drones capazes de “caminhar sobre a água”.

A equipa de investigadores usou câmaras de alta velocidade para registar o movimento de esferas elastoméricas a “saltar” num tanque de água. O movimento do líquido ocorre quando as esferas ganham uma velocidade significativa nos primeiros impactos, o que faz com que a esfera mantenha uma forma deformada, como uma pedra que encontramos facilmente perto da costa.

A esfera move-se quase paralela à superfície do líquido, com a ponta oblonga a mergulhar abaixo da superfície da água a cada rotação, enquanto os outros lados passam acima da superfície, dando a impressão de que a esfera atravessa a superfície da água.

“Embora este tenha sido um longo estudo, as nossas descobertas tornam mais fácil imaginar o uso da tecnologia para usos práticos como drones ambulantes“, disse Tadd Truscott, principal autor e líder da investigação.

Na prática, há dois tipos de “caminhada” possível na água: o primeiro regista um salto a cada rotação completa e o segundo regista dois. Esta distinção pode ser controlada com uma equação que pode prever o número de saltos que ocorrerão.

Este estudo revela novas descobertas sobre a física do impacto da água, uma importante área de estudo em operações navais e engenharia marítima e oceânica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.