Drone descobriu vestígios de uma “Guerra dos Tronos” com 1300 anos

(dr) Osaka University and Institute of History and Archaeology, Mongolian Academy of Science

Imagens de um drone captaram monumento com 1300 anos nas estepes da Mongólia.

Graças a imagens captadas com um drone, investigadores do Japão e da Mongólia descobriram um monumento construído com pilares de pedra, datado de há 1300 anos, que será um sinal de uma espécie de “Guerra dos Tronos” da vida real.

Estão em causa 14 pilares de pedra encontrados nas estepes da Mongólia que fazem parte de um monumento, que terá sido construído há 1300 anos, e que dá aos investigadores pistas para antigas batalhas de poder, tão violentas como as que se travam na série televisiva de sucesso “Guerra dos Tronos”.

Estes pilares, detectados por investigadores da Universidade de Osaka, no Japão, e do Instituto de História e Arqueologia da Academia de Ciências da Mongólia, com base em imagens de um drone, rodeavam os vestígios de um antigo sarcófago de pedra.

O monumento terá sido construído durante o chamado Segundo Império (ou Qaghanate) Turco, no Século VIII, salientam os investigadores num comunicado. Esta conclusão foi retirada com base em análises de radio-carbono a vestígios de carvão calcinado, de pele de carneiro e de osso de cavalo escavados do sarcófago.

Osaka University and Institute of History and Archaeology, Mongolian Academy of Science

Ilustração de um ritual em torno do monumento de 14 pilares, com 1300 anos, encontrado nas estepes da Mongólia.

As pedras incluem inscrições em turco e indicam que a pessoa enterrada, cujos vestígios não foram encontrados, se tornou a segunda individualidade mais importante num império que controlou grande parte da área que é, actualmente, a Mongólia e também partes do norte da China, antes de Gengis Khan ter conquistado o mundo.

Essa pessoa, cujo nome não foi ainda decifrado, tinha o título de “Yagbu”, algo como vice-rei, durante o reinado de Bilge Qaghan, ou Imperador Bilge (716-734). Este governante acabou por ser envenenado, segundo dados históricos.

O “Yagbu” terá sobrevivido ao Imperador Bilge, obtendo, durante o reinado do seu sucessor, Tengri Qaghan (734-741), o título de “Tölis-Shad” ou Realeza do Oriente. Seria “o comandante-chefe e o mais alto funcionário administrativo da Mongólia oriental”, referem os investigadores.

Bilge e Tengri reinaram durante o Segundo Império turco que ficou marcado por instabilidades políticas e assassinatos em disputas de poder. O próprio Imperador Bilge terá chegado ao poder após um golpe perpetrado pela sua família contra o anterior governante.

Depois de ter assumido o poder, na sequência do envenenamento de Bilge, Tengri terá também ele sido assassinado, uma morte que despoletou a queda do Segundo Império turco.

“Este monumento vai revelar as relações de poder dos governantes na área oriental do Império turco e dos seus territórios, bem como as suas relações políticas e militares com as tribos da Mongólia”, destacam os investigadores que continuam a analisar as inscrições.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …