“O mais perigoso braço” da Al Qaeda no Iémen anunciou a morte de um dos seus líderes. Ibrahim Al-Rubeish terá morrido após um ataque de drones levado a cabo pelos EUA.
As informações são divulgadas pela NBC News, que sustenta que o núcleo da Al Qaeda na Península Arábica (AQAP) anunciou esta terça-feira que um dos seus líderes máximos foi morto num ataque norte-americano.
Esta acção militar levada a cabo com drones terá ocorrido no domingo, não se conhecendo mais detalhes do episódio, nem das circunstâncias em que Ibrahim Al-Rubeish morreu.
Este saudita que teria 35 ou 36 anos tinha estado detido em Guantanamo, tendo sido libertado em 2006, altura em que se juntou ao AQAP, noticia a Al Jazeera.
O AQAP é definido pelos norte-americanos como “o mais perigoso braço” da Al Qaeda e Ibrahim Al-Rubeish seria o responsável pelo planeamento de ataques terroristas do grupo.
A Al Jazeera nota que o AQAP refere que Ibrahim Al-Rubeish “passou duas décadas da sua vida na “Jihad”, a lutar contra a América e os seus agentes”. Ele era visto como um elemento com grande influência entre os militantes da Al Qaeda no Iémen.
“Era muito carismático. Era alguém muito fundamental no aumento do recrutamento de guerreiros no Iémen”, refere o correspondente da Al Jazeera no país, Hashem Ahelbarra.
As forças terrestres norte-americanos deixaram o Iémen, no meio de uma atroz guerra civil, mas esta notícia vem confirmar que os EUA continuam activos na região, nomeadamente recorrendo a um programa de intervenção militar com drones.
SV, ZAP
Não tenho pena..
Uma boa noticia.
Por favor enterrem-nos em pé para não ocupar espaço!
Já sabem: é começar numa ponta e distribuir drones a todos.