/

Líder falido da Casa do Douro perde quintas para sócio de Isabel dos Santos

1

O banqueiro Fernando Teles, sócio de Isabel dos Santos no banco angolano BIC e no português EuroBic, comprou duas quintas do último líder da Casa do Douro, Manuel António dos Santos, por 1,9 milhões de euros. O dinheiro vai servir para pagar as dívidas do ex-deputado do PSD que se declarou falido.

O Jornal de Negócios avança que estava previsto que as duas propriedades fossem vendidas em leilão, no âmbito do processo de insolvência de Manuel António dos Santos que faliu com dívidas de 3,6 milhões de euros. Mas o banqueiro Fernando Teles antecipou-se e fechou a compra antes do leilão.

O sócio de Isabel dos Santos vai pagar 1,9 milhões de euros pela Quinta da Boa Vista e pela Quinta da Ponte, em Vilarinho dos Freires, no concelho de Peso da Régua, e por quatro terrenos, segundo reporta o Negócios.

Se tivessem ido a leilão, a Quinta da Boa Vista teria sido arrematada por um preço-base de 1,4 milhões de euros e a Quinta da Ponte por 773 mil euros, de acordo com a mesma fonte.

O valor do negócio vai, agora, reverter a favor dos credores de Manuel António dos Santos que foi o último líder da extinta Casa do Douro, órgão a que presidiu durante 15 anos. A associação faliu deixando uma dívida ao Estado de 160 milhões de euros.

Dos 3,6 milhões de euros que Manuel António dos Santos deve, a Parvalorem, a sociedade estatal que ficou com os activos tóxicos do BPN, é o principal credor, reclamando 1,5 milhões de euros. O antigo BPN foi vendido ao BIC Angola em 2012 por 40 milhões de euros.

Fernando Teles é presidente do BIC Angola e administrador não executivo do EuroBic que tem como presidente Teixeira dos Santos que era o ministro das Finanças quando o BPN foi nacionalizado em 2008.

O banqueiro que é natural de Arouca tem também propriedades no Alentejo.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.