Depois dos médicos, juízes também admitem fazer greve

European Parliament

-

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses admite convocar uma greve nacional. Em causa está a revisão do estatuto profissional, da qual já estão à espera há seis anos.

Segundo o Público, o Ministério da Justiça está a manter em segredo o projeto de revisão do estatuto dos magistrados judiciais, atitude que está a causar alguma impaciência nos juízes, que já esperam por esse documento há seis anos.

Depois de os médicos terem feito, esta semana, dois dias de greve nacional, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses não põe de lado essa mesma hipótese.

“Não queremos ir para a greve, mas não descartamos essa possibilidade”, afirma ao jornal Manuela Paupério, presidente da respetiva associação sindical, lembrando que, apesar de serem titulares de órgãos de soberania, também são uma classe profissional e, por isso, têm direito à greve.

O documento começou a ser trabalhado pelo anterior Governo, com Paula Teixeira da Cruz à frente da pasta da Justiça, tendo sido criado um grupo de trabalho. No entanto, acabou por não ser finalizado a tempo e, com a entrada da nova ministra, Francisca van Dunem, deu-se a formação de um novo grupo, que já entregou uma proposta que tem em conta algumas reivindicações da classe.

Os juízes pedem a subida do suplemento salarial de 620 euros, que compensa o facto de não poderem trabalhar em mais nenhum sítio senão nos tribunais, o reforço dos mecanismos que garantam a sua independência, aumento da possibilidade de progressão na carreira, a adaptação do estatuto profissional à nova organização dos tribunais e ainda a possibilidade de, em sede de recurso judicial das punições disciplinares, alterar em tribunal os factos apurados durante os processos disciplinares.

A atual ministra já admitiu que era difícil conseguir dinheiro para uma revalorização salarial, escreve o diário.

Manuela Paupério receia que a discussão pública da proposta, cuja divulgação estava prometida para o mês de abril, comece demasiado tarde para acomodar um eventual impacto do aumento da despesa no Orçamento de Estado do próximo ano.

Queremos uma resposta até ao final de maio ou deixaremos de ter paciência. Há colegas que dizem que estamos outra vez a ser enrolados”, declara.

A ministra já justificou o atraso com a revisão do estatuto dos procuradores do Ministério Público, uma vez que quer apresentar as duas propostas ao mesmo tempo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …