Depois dos médicos, juízes também admitem fazer greve

European Parliament

-

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses admite convocar uma greve nacional. Em causa está a revisão do estatuto profissional, da qual já estão à espera há seis anos.

Segundo o Público, o Ministério da Justiça está a manter em segredo o projeto de revisão do estatuto dos magistrados judiciais, atitude que está a causar alguma impaciência nos juízes, que já esperam por esse documento há seis anos.

Depois de os médicos terem feito, esta semana, dois dias de greve nacional, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses não põe de lado essa mesma hipótese.

“Não queremos ir para a greve, mas não descartamos essa possibilidade”, afirma ao jornal Manuela Paupério, presidente da respetiva associação sindical, lembrando que, apesar de serem titulares de órgãos de soberania, também são uma classe profissional e, por isso, têm direito à greve.

O documento começou a ser trabalhado pelo anterior Governo, com Paula Teixeira da Cruz à frente da pasta da Justiça, tendo sido criado um grupo de trabalho. No entanto, acabou por não ser finalizado a tempo e, com a entrada da nova ministra, Francisca van Dunem, deu-se a formação de um novo grupo, que já entregou uma proposta que tem em conta algumas reivindicações da classe.

Os juízes pedem a subida do suplemento salarial de 620 euros, que compensa o facto de não poderem trabalhar em mais nenhum sítio senão nos tribunais, o reforço dos mecanismos que garantam a sua independência, aumento da possibilidade de progressão na carreira, a adaptação do estatuto profissional à nova organização dos tribunais e ainda a possibilidade de, em sede de recurso judicial das punições disciplinares, alterar em tribunal os factos apurados durante os processos disciplinares.

A atual ministra já admitiu que era difícil conseguir dinheiro para uma revalorização salarial, escreve o diário.

Manuela Paupério receia que a discussão pública da proposta, cuja divulgação estava prometida para o mês de abril, comece demasiado tarde para acomodar um eventual impacto do aumento da despesa no Orçamento de Estado do próximo ano.

Queremos uma resposta até ao final de maio ou deixaremos de ter paciência. Há colegas que dizem que estamos outra vez a ser enrolados”, declara.

A ministra já justificou o atraso com a revisão do estatuto dos procuradores do Ministério Público, uma vez que quer apresentar as duas propostas ao mesmo tempo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …