/

Dormir de janela aberta pode ajudar a prevenir obesidade e diabetes

3

Deixar a janela do quarto aberta durante a noite pode ser uma forma de prevenir a obesidade e a diabetes tipo 2, revela um investigador da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Segundo o especialista em endocrinologia, Ashley Grossman, há provas fortes de que o arrefecimento do corpo, mesmo que sejam apenas alguns graus, é benéfico para a saúde.

Os comentários de Grossman surgem depois de um grupo de investigadores holandeses ter encontrado uma ligação entre o aquecimento global e a diabetes.

“Ficamos surpreendidos pela magnitude da situação”, afirmou Lisanne Blauw, do Leiden University Medical Center, na Holanda, e autora principal do estudo.

O especialistas holandeses analisaram dados de temperatura e incidência de diabetes em 50 estados dos EUA, e concluíram que o aumento de um grau na temperatura ambiental poderia dar origem a 100 mil novos casos de diabetes, por ano, nos EUA.

Isto porque quando a temperatura está mais elevada, o corpo tem de queimar menos tecido adiposo castanho – a chamada “gordura castanha” – para se manter quente, dando origem a sensibilidade à insulina e ao aumento de peso.

O investigador Ashley Grossman apoia esta teoria e reforça que viver num ambiente fresco pode ser útil para aumentar a sensibilidade à insulina e impedir a diabetes.

“Talvez devêssemos todos ter uma boa noite de sono num quarto fresco com as janelas abertas para a brisa noturna”, destacou o especialista.

ZAP //

3 Comments

  1. É isso mesmo, dormir de janela aberta, e para ser mesmo infalível convém quando se está acordado ter a boca mais tempo fechada!
    Aí sim resulta às mil maravilhas.

  2. Dormir com a janela aberta com o frio que se se faz sentir pode ajudar a prevenir obesidade (que felizmente não tenho) e diabetes, mas e previne gripes e pneumonias? Já para não falar em ladroagem. É cada estudo mais duvidoso..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.