Dormir mais de 9 horas por noite pode ser um sintoma de demência

O sono é uma parte essencial do nosso ciclo de vida, mas dormir demais também pode ser perigoso. Um estudo da Universidade de Boston, nos EUA, afirma que as pessoas mais velhas que dormem mais de nove horas por dia têm o dobro da probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer em 10 anos.

Segundo o estudo publicado na revista “Neurology”, para alguém que durma demasiadas horas e tenha um baixo nível de escolaridade, o risco de desenvolver demência pode aumentar até seis vezes.

Para realizar a investigação, os cientistas realizaram um inquérito a 2.457 pessoas com uma idade média de 72 anos, no qual os participantes responderam a diferentes questões sobre os seus hábitos de sono. Os especialistas acompanharam esses indivíduos durante dez anos, para detetar qualquer ocorrência de demência, em especial da doença de Alzheimer.

Assim, os cientistas realizaram uma análise estatística para estabelecer a relação entre a duração do sono e doença de Alzheimer e observaram que o risco de doença aumentou nos indivíduos que dormiam mais de 9 horas por noite. Esse risco também parece ser influenciado pelo nível educacional dos participantes.

“Os participantes do nosso estudo que não tinham concluído o ensino superior e dormiam todas as noites mais de nove horas apresentaram um risco seis vezes maior de desenvolver demência nos próximos 10 anos do que aqueles que dormiam menos”, afirmou a principal autora do estudo Sudha Seshadri, citada pela ABC.

Segundo a especialista, o sono excessivo não aumenta o risco de demência – é um sintoma da própria doença que, se for detetado precocemente, pode trazer muitos benefícios.

“A duração do sono relatada pelos próprios pacientes pode ser uma ferramenta útil para ajudar a prever o risco de progressão da demência”, destacou Matthew Pase, co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …