Dormimos mal fora de casa porque somos (quase) como os golfinhos

Uma equipa de investigadores do sono conseguiu explicar porque é que as pessoas têm dificuldades em adormecer, quando estão num lugar novo, como um quarto de hotel: uma parte do nosso cérebro não adormece completamente, como acontece com golfinhos e baleias.

O estudo, realizado por uma rquipa de investigadores da Brown University, nos EUA, e publicado na Current Biology, apurou que, durante a primeira noite num novo lugar, uma metade do cérebro fica mais desperta do que a outra metade.

Depois de vigiar a actividade cerebral de 35 pessoas, que passaram várias noites num laboratório do sono, os investigadores notaram que, no decurso da primeira noite no local, o hemisfério esquerdo do cérebro estava mais activo durante o sono profundo do que o hemisfério direito.

Esta é uma circunstância que os investigadores notaram que se assemelha ao que acontece com os mamíferos marinhos que adormecem desligando apenas uma parte do cérebro, enquanto a outra fica desperta, embora notando que nos humanos o processo não é tão drástico.

“Os nossos cérebros podem ter um sistema miniatura daquele que as baleias e os golfinhos têm“, explica à EurekAlert a investigadora  Yuka Sasaki, professora associada da Universidade Brown e autora principal do estudo.

Este mecanismo de manter uma parte do cérebro mais “alerta” do que a outra pode ser uma estratégia de sobrevivência perante um novo ambiente, potencialmente ameaçador. O hemisfério esquerdo do cérebro será assim, uma espécie de “vigilante nocturno para proteger quem dorme”, em caso de perigo, referem os investigadores.

Este “efeito da primeira noite” de insónia não se notou nas restantes noites, o que se pode dever ao facto de os cérebros humanos serem “muito flexíveis” e terem a capacidade de se adaptarem ao ambiente.

De acordo com os resultados da investigação, o hemisfério esquerdo foi o que manteve sempre maior actividade – sem que os investigadores tenham percebido porquê – e o que registou mais reacção a sons.

A equipa de Yuka Sasaki vai agora procurar uma forma de “desligar” temporariamente o lado esquerdo do cérebro – e verificar se com isso o nosso sono melhora.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …