Medalhas (e minutos) de ouro: Pichardo e Dongmo vencem nos Europeus

Tolga Bozoglu / EPA

Auriol Dongmo celebra título europeu

Dia de duplo ouro para Portugal, em menos de uma hora. Jessica Inchude e Tiago Pereira ficaram “às portas” do pódio. Portugal lidera tabela de medalhas nos Europeus de pista coberta.

O português Pedro Pablo Pichardo sagrou-se hoje novamente campeão da Europa no triplo salto em pista coberta, com um ‘voo’ de 17,60 metros, melhorando o recorde nacional estabelecido na véspera.

O campeão olímpico, mundial e europeu ao ar livre e agora também bicampeão europeu ‘indoor’ deixou o grego Nikolaos Andrikopoulos e o alemão Mark Hess nas segunda e terceira posições, com 16,58 e 16,54, respetivamente, enquanto Tiago Luís Pereira terminou no quarto lugar, com 16,51, a sua melhor marca do ano.

Aos 29 anos, com Pichardo reeditou o feito alcançado em Torun2021, onde, então conquistou a primeira medalha como português, tornando-se no segundo bicampeão português ‘indoor’ no triplo, depois de Nelson Évora ter arrebatado os títulos em Praga2015 e Belgrado2017.

Pichardo conseguiu 17,60 metros, a melhor marca mundial do ano, na sua terceira tentativa, depois de ter iniciado o concurso com 17,26, que já lhe garantiam a medalha de ouro, tendo abdicado dos segundo, quarto e quinto ensaios, encerrando com um nulo.

Com o título de Pichardo, o primeiro de Portugal em Istambul2023, o triplo salto tornou-se na especialidade com mais conquistas, quatro, contra o ‘tri’ de Rui Silva nos 1.500 metros.

Pichardo junta o título de bicampeão europeu ‘indoor’ ao olímpico, mundial e europeu ao ar livre, detendo ainda o estatuto de ‘vice’ mundial em pista coberta.

Minutos depois, bis de Dongmo

A portuguesa Auriol Dongmo revalidou hoje o título europeu do lançamento do peso em pista coberta, em Istambul, onde Jessica Inchude foi quarta classificada.

A campeã do mundo ‘indoor’ defendeu a medalha de ouro conquistada em Torun2021, conseguindo 19,76 metros – e a melhor marca mundial do ano, na sua terceira tentativa, enquanto a sua companheira no Sporting lançou o engenho a 18,33, no seu quarto ensaio, arrebatando o quarto lugar.

A alemã Sara Gambeta, com 18,83, e a sueca Fanny Roos, com 18,42, arrebataram as medalhas de prata e bronze, respetivamente, destronando Inchude, que conseguiu 18,33.

Dongmo, de 32 anos, começou o concurso com 19,63, seguindo com 18,68 até lançar alcançar os 19,76 que lhe valeram o segundo título europeu consecutivo. Depois de um nulo no quarto lançamento, concluiu a competição com 19,38 e 19,62.

Jessica Inchude, de 26 anos, estreou-se em Campeonatos da Europa com o quarto lugar, ao conseguir 18,33 metros, na sua quarta tentativa.

Com o ouro de Dongmo, Portugal passa a somar 28 medalhas em Europeus ‘indoor’, 17 de ouro.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.