Donas de casa espanholas vão à luta para compensar desemprego do marido

guigo.eu / Flickr

-

A crise económica que atingiu a Europa nos últimos anos teve um impacto particularmente significativo no mercado de trabalho da Espanha, onde, de acordo com dados oficiais, o desemprego fechou 2013 em 26%.

Em quase 2 milhões de lares espanhóis, todos os membros da família estão desempregados e há casos em que o única fonte de renda é a reforma recebida por avôs ou avós.

Mas uma faixa da população destoa do restante dos espanhóis procura por vagas para trabalhar. Entre o início da crise, no final de 2007, e o final do ano passado, o nível de ocupação das mulheres com mais de 45 anos em Espanha cresceu 18% – enquanto que o de homens com a mesma faixa etária caiu 7%.

Este dado consta de um estudo divulgado pela Associação de Empresas de Trabalho Temporal, Asempleo, baseado em dados oficiais do Instituto Nacional de Estatísticas.

Os números mostram uma perda de 282 mil postos de trabalho entre os homens maiores de 45 anos. Já entre as mulheres, houve um aumento de 467 mil vagas de trabalho preenchidas, igualmente desde o fim de 2007 até ao fim do ano passado.

BBC

Maria Dolores voltou ao mercado de trabalho depois de o seu marido ter perdido o emprego

Maria Dolores voltou ao mercado de trabalho depois de o seu marido ter perdido o emprego

Donas de casa

Segundo o estudo, este aumento no número de mulheres com mais de 45 anos empregadas deve-se a vários factores, entre eles o facto de ocuparem vagas em sectores que criaram empregos neste período, ao contrário das áreas onde os homens geralmente são a maioria.

Sectores tradicionalmente masculinos, como a construção civil e a indústria, foram os mais afectados pela crise, enquanto que os sectores de serviços absorveram mais mulheres.

Além disso, com a crise no país, o aumento do desemprego e os cortes do governo nos apoios sociais, mulheres que antes não procuravam activamente um emprego por se dedicarem a tempo inteiro às tarefas do lar tiveram de se incorporar no mercado de trabalho para ajudar a família.

Analistas da Asempleo destacam que esse comportamento está associado ao fenómeno conhecido como o “efeito do trabalhador adicional“.

Este fenómeno dá-se quando o chefe de família perde o emprego e os demais membros do lar vão ao mercado de trabalho para amenizar a perda de rendimento familiar.

Dados oficiais indicam que 831.500 donas de casa saíram do lar para trabalhar desde o início da crise, no fim de 2007, enquanto quase mais 200 mil homens passaram a dedicar-se às tarefas do lar.

Maria Dolores Mirón Torrent, 49 anos, trabalhava como vendedora quando engravidou do primeiro filho e optou por deixar o emprego e dedicar-se apenas à família.

Era dona de casa há quase uma década quando o marido ficou desempregado, e teve necessidade de voltar a trabalhar.

“As oportunidades para mulheres da minha idade estão nos serviços de limpeza e no cuidado de crianças e idosos. Não era o que eu queria fazer”, lembra Dolores, que resolveu aceitar as ofertas que apareceram.

BBC

Montserrat Martínez Merlos precisou de se tornar uma empreendedora para vencer o desemprego

Montserrat Martínez Merlos precisou de se tornar uma empreendedora para vencer o desemprego

Despedida ao fim de 35 anos

Um outro factor apontado no estudo é que as espanholas com mais de 45 anos têm procurado aperfeiçoar-se, fazendo cursos, tornando-se assim mais capacitadas para o mercado.

O número de desempregadas maiores de 45 anos que estudam é de 86 mil, bem acima dos 30 mil registados no final de 2007. A taxa de desemprego entre os espanhóis maiores de 45 anos que têm nível superior é de menos de 10%, segundo dados oficiais.

Em abril do ano passado, a agente de viagens Montserrat Martínez Merlos, 55 anos, foi despedida da empresa onde trabalhou durante 35 anos.

“Senti impotência, estava sem perspectivas de futuro. Quando me vi desempregada aos 55 anos, chorei muito. Mas decidi ir à luta”, lembra.

Após tentativas frustradas de ser contratada por alguma empresa, resolveu fazer cursos de línguas e de novas tecnologias.

Com a experiência que tem no sector, começou a trabalhar como agente de viagens por conta própria.

“A única saída que encontrei foi empreender”, diz Montserrat.

ParisSharing / Flickr

-

Piores condições

Nesta conjuntura, as mulheres passaram a ter mais acesso ao mercado de trabalho, mas em piores condições: os novos empregos são principalmente a tempo parcial, temporários e com salários reduzidos.

“O aumento da ocupação feminina reflecte que esses ‘mini-empregos’ são ocupados principalmente por mulheres”, analisa Isabel Ávila, presidente da Confederação Espanhola Organizações de Donas de Casa, Consumidores e Utilizadores, CEACCU.

Almudena Fontecha, secretária para a Igualdade do Sindicato União Geral dos Trabalhadores (UGT), concorda que “os resultados mostram maior deterioração de condições laborais”.

“Taxa de actividade não se traduz em taxa de emprego”, explica Fontecha. Segundo ela, ainda há uma segregação muito importante em áreas tradicionalmente masculinas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …